Rodovia da paz

Em meio ao agito do Carnaval, estrada leva a reduto de tranquilidade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fugir de locais agitados pode ser uma boa alternativa para quem busca tranquilidade no feriado de Carnaval. Opções para curtir com toda a família ou a dois e destinos em meio à natureza, também se mostram como uma opção para lazer e descanso.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A BR-116, administrada pela Arteris Planalto Sul, no Paraná e Santa Catarina, leva a roteiros tranquilos e não menos interessantes. Vão desde turismo rural, com fazendas que oferecem café colonial bem no estilo alemão, a vinícolas na região serrana com passeios nos vinhedos, degustação, almoços e jantares harmonizados, além de apresentações musicais.

O feriado prolongado, também pode proporcionar menos agitação, uma rodovia tranquila, sem o estresse de grandes movimentações. No Paraná, a BR-116 leva a cidades como Rio Negro, que fica a 100 quilômetros de Curitiba, colonizada por alemães e bucovinos, traz na sua arquitetura traços destes colonizadores, que são transmitidos também para a culinária e cultura local.

A pequena cidade da região metropolitana de Curitiba abriga sítios, rotas de cachoeiras, passeios a cavalo, pesque e pague. Tudo isso regado a um farto café colonial, e também a pratos típicos da culinária alemã.

Em Rio Negro o turista poderá conhecer o Parque Ecoturístico São Luis de Tolosa, uma área de 4.830 metros quadrados, que além de trilhas em meio à mata, abriga uma capela com teto pintado à mão, com desenhos no estilo gótico e romântico, dos anos de 1920. O antigo Seminário de padres ficou ativo até os anos 70, sendo depois disso tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município.

O parque hoje abriga a Prefeitura Municipal de Rio Negro, eleita a prefeitura mais bonita do Brasil. Outro recorde que o local traz, é o maior presépio já feito, tendo 1.700 personagens confeccionados à mão, em palha, e outros 800 personagens que registram passagens da vida de Cristo.

Em Santa Catarina

A rodovia também leva a destinos na região serrana de Santa Catarina. Chegando em Lages pela BR-116, o turista que vem com a família tem a opção de conhecer trilhas pela natureza, rotas de cachoeiras, esportes radicais como tirolesa, pêndulo, escalada, rapel, além de trilha noturna.

Para os casais, uma opção são os roteiros românticos em São Joaquim, com onze vinícolas, degustação, início da colheita da uva, piquenique em meio aos parreirais, hospedagens em cabanas, passeios a cavalo e jantares harmonizados. Além de tudo isso, acordar com uma paisagem de tirar o fôlego.

A experiência proporciona um descanso rodeado de uma natureza intocável. O relaxamento é garantido. Limpe a memória do seu celular ou câmera, você vai precisar de muito espaço para guardar todas as fotos que vai tirar nessa região.

Uma opção mais em conta para se hospedar