Os conceitos obtidos por uma instituição de ensino no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) devem ser considerados na hora de escolher onde estudar.

Esse sistema é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de verificar o desempenho dos alunos e o desenvolvimento das instituições de ensino superior do Brasil.

Para isso, o Inep leva em conta três indicadores de desempenho: o Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Entre as três avaliações, o IGC é o mais importante para considerar na hora de analisar a qualidade da educação superior no país. Entenda melhor na explicação do professor de Estatística, Eduardo Simm.

As três avaliações são mensuradas em uma escala que varia de 1 (pior) a 5 (melhor) pontos.

Vestibular? É no UniBrasil Centro Universitário, saiba mais!

Ensino de excelência no Brasil

No último IGC divulgado pelo MEC, apenas 21% das universidades e faculdades avaliadas alcançaram o conceito 4 e 2% o índice 5. Ou seja, somente 23% foram consideradas excelentes.

Entre as universidades avaliadas, o UniBrasil Centro Universitário, do Paraná, aparece como uma das melhores do país, com índice 4.

De acordo com o professor Eduardo Bolicenha, coordenador do projeto Enade UniBrasil, essa conquista é fruto do ótimo trabalho realizado pela instituição paranaense.

“Isso engloba a qualidade dos cursos, o aprendizado dos estudantes, a qualidade do corpo docente e também da infraestrutura necessária para os alunos desenvolverem as competências e habilidades exigidas pelo MEC e pelo mercado de trabalho”, acrescentou o professor.

Com 21 anos de atuação no ensino superior, o UniBrasil possui cursos de graduação em diferentes formatos: 16 presenciais, 15 EaD e 09 Smart. Além disso, são diversos cursos de especialização, sendo 37 presenciais, 09 EaD e 09 Smart.

A instituição possui 35 polos espalhados por todo país.

Qual é o impacto do IGC?

A exemplo dos outros indicadores, o Índice Geral de Cursos (IGC) demonstra o que está indo bem e o que precisa melhorar no ensino superior brasileiro.

Ele é essencial para ter parâmetros de comparação, indicando uma evolução ou regressão na qualidade do ensino da instituição avaliada.

Dessa forma, as universidades e faculdades que alcançaram índices 1 e 2 ficam sujeitas ao acompanhamento de perto do MEC e, possivelmente, recebem alguma sanção. As instituições que obtiveram nota 3 são consideradas satisfatórias.

Por outro lado, as que alcançaram conceitos 4 ou 5 têm a qualidade de ensino reconhecida como excelente, pois apresentam os requisitos necessários para uma formação competente.

Como é calculado o IGC

O mais completo dos indicadores tem suas notas divulgadas a cada três anos. Para isso, é realizado um cálculo que leva em consideração os seguintes aspectos:

  • Média dos três últimos CPCs, que avalia individualmente os cursos superiores, combinando algumas variáveis, como infraestrutura, recursos didáticos e pedagógicos, corpo docente, desempenho dos alunos no Enade e o Índice de Desenvolvimento Discente (IDD), que demonstra a capacidade da instituição em transferir conhecimento ao seu aluno ao longo do curso;
  • Média de avaliação dos programas de mestrado e doutorado, se houver (conceito CAPES dos cursos);
  • Vagas de graduação e pós-graduação preenchidas.

Importância do IGC na hora de escolher onde estudar

Após definir qual carreira seguir, é hora de escolher uma instituição de ensino para iniciar a graduação. Nessa hora, é preciso levar em consideração uma série de fatores.

Professores, localização, grade curricular, infraestrutura e suporte ao aluno, por exemplo, são alguns dos pontos relevantes, mas não é só isso.

O nível da qualidade de ensino é o mais importante a ser analisado. Por isso, se você pretende iniciar uma graduação ou especialização e não sabe onde, fique atento à nota alcançada no IGC pela faculdade ou universidade.

Instituições com índice 04 ou 05 são consideradas de excelência, pois oferecem todos os requisitos necessários para uma formação de qualidade, o que é fundamental para desenvolver uma carreira de sucesso no mercado de trabalho.

Pretende estudar em um centro universitário com qualidade de ensino de excelência? Então o UniBrasil é o lugar certo para você.

Acesse: ingresse.unibrasil.com.br e saiba mais.