Senai e Sinduscon-PR realizam “Emprega Senai da Construção” com objetivo de cadastrar currículos de trabalhadores interessados em novas oportunidades

Somente no primeiro semestre de 2023, a média diária de contratações de profissionais da construção civil no Paraná foi superior a 420 trabalhadores/dia, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ainda de acordo com o CAGED, mais de 8% dos empregos gerais do estado, no acumulado de janeiro a junho deste ano, são na Construção Civil.

Se olharmos apenas para o recorte de indústrias totais no estado, que compreende a indústria extrativa, de transformação, serviços industriais de utilidade pública e construção, quase 30% dos empregos gerados no acumulado janeiro a junho deste ano, são na Construção Civil.

Os números mostram que, de fato, a Construção Civil é aquecida e está sempre em busca de bons profissionais.

Prova disso é que até 2025 a área deve abrir 265 mil postos de trabalho em todo o país, segundo projeções do Observatório Nacional da Indústria (ONI), núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Além disso, segundo levantamento realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), até o final deste ano (2023) a indústria da construção deve gerar aproximadamente 1000 vagas de emprego formal, com carteira assinada e todos os benefícios.

Evento “Emprega Senai da Construção” cadastra currículos de trabalhadores interessados em novas oportunidades no setor

Para quem está interessado em conquistar uma nova oportunidade de emprego no setor da Construção Civil, o Senai Paraná e o Sinduscon-PR promovem o “Emprega Senai da Construção”.

Focado na geração de emprego e qualificação profissional, o evento, que acontece nos dias 26/09 e 27/09, das 9h às 16h, ao lado do terminal da CIC, tem como objetivo conectar trabalhadores, empresas e indústrias do setor da construção, por meio de cadastro de currículo e ofertas de vagas de emprego disponíveis na plataforma do Emprega Senai.

Van do Emprega Senai estará à disposição para cadastrar currículos de trabalhadores interessados em novas oportunidades de emprego | Foto: Divulgação

Cursos gratuitos para qualificação na área

Além de vagas de emprego, o “Emprega Senai da Construção” também vai oferecer vagas gratuitas para cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional com foco no setor da construção civil.

Segundo projeções do Observatório Nacional da Indústria (ONI), 585 mil pessoas que já atuam no setor da construção vão precisar se atualizar. As profissões que mais serão impactadas pelas tendências tecnológicas e organizacionais são: mestre de obras, desenhista técnico de edificações, tecnólogo em controle de obras e técnico em edificações. Contudo, até mesmo armadores de ferro, gesseiros e pedreiros de alvenaria precisarão se adaptar.

Entre os cursos com vagas gratuitas disponibilizados durante o evento do “Emprega Senai da Construção” estão: Manutenção de Sistemas Hidráulicos; Técnicas em Execução de Manutenção em Instalações Elétricas; e Leitura e Interpretação de projetos.

O mutirão “Emprega Senai da Construção” é gratuito e aberto ao público em geral, principalmente trabalhadores interessados em cadastrar currículo para novas oportunidades de emprego no setor da construção.

Serviço:

“Emprega Senai da Construção”
Cadastramento de currículos para vagas de emprego no setor da construção
DATA: 26/09 e 27/09
HORÁRIO: 9h às 16h
LOCAL: Ao lado do Terminado da CIC – Rua São Severino com Léa Moreira de Souza Moura