Ambos os conceitos são importantes para as vendedoras se estabelecerem no ambiente profissional e faturarem mais

Se você já deu uma pesquisada em dicas de vendas e estratégias para redes sociais, sabe que ter uma marca pessoal forte é essencial para conquistar espaço na internet. Mas, você sabia que uma boa imagem pessoal também pode auxiliar na construção da sua marca pessoal? Pois é, embora diferentes, esses conceitos se complementam.

Neste artigo, nós explicamos tim-tim por tim-tim sobre as diferenças entre marca pessoal e imagem pessoal, e damos dicas de como aplicá-las no seu lado profissional.

Imagem pessoal: conceito e importância

Segundo o Ministério da Educação, a área de Imagem Pessoal é tudo aquilo que se volta à “estética”. Por isso, compreende os procedimentos faciais e corporais, como a utilização de maquiagem, corte de cabelo, vestuário e acessórios, mas também seu tom de voz, sua linguagem corporal e como você se expressa.

Logo, a Imagem Pessoal mescla duas temáticas muito importantes e velhas conhecidas: a moda e a beleza. Socialmente, o belo tem um papel de destaque, junto com a autoestima,  o bem-estar, o conforto visual e estético.

Todos esses conceitos são extremamente relevantes para o mundo das vendas. Isso, porque os consumidores estão cada vez mais conscientes daquilo que compram, e buscam fazer negócio com profissionais criativos, com toque artístico e que saibam se expressar.

Mas, agora você deve estar se perguntando: isso significa que é preciso ser bonito para vender? Ou falar de determinada maneira para alcançar metas profissionais?

Não. A beleza é subjetiva e suas características centrais, que fazem você ser você, não devem ser colocadas de lado. No entanto, a Imagem Pessoal é um conceito que pode ser aprimorado em busca de resultados mais satisfatórios.

Para isso, você deve se perguntar:

  • Como quero ser percebido pelas pessoas?
  • Eu estou satisfeito com as coisas que dizem sobre a minha imagem? Concordo com as opiniões?
  • Minha imagem pessoal condiz com os ideais que quero compartilhar?
  • Minha imagem pessoal transmite o sucesso do meu empreendimento?

Essas respostas são cruciais para você moldar sua imagem pessoal e trabalhar nos aspectos que precisam de ajuste.

Veja o que comenta a gestora comercial da Fonzaghi, Ana Oliveira:

O que é marca pessoal

Agora que você já entendeu o que é Imagem pessoal, está pronta para dar o próximo passo e compreender o que é marca pessoal.

Em termos gerais, Marca Pessoal é a percepção que alguém tem sobre você, sobre quem você é e sobre o que existe dentro de você. Logo, diz respeito a sua essência enquanto pessoa, sua história, habilidades, personalidade e paixões.

Portanto, a Marca Pessoal é construída com os adjetivos que usam para descrevê-la. É por meio dela que um profissional se destaca no ambiente de trabalho. Uma Marca Pessoal fortalecida precisa ser autêntica, confiável e relevante.

Entenda a diferença

A grande questão é que sua Imagem Pessoal interfere na sua Marca Pessoal. Isso porque sua linguagem corporal e sua aparência ajudam a compor aquilo que as pessoas pensam sobre você, mas não é capaz de, sozinha, gerar opiniões conclusivas sobre quem você é.

Afinal, assim como a Imagem Pessoal, a Marca Pessoal também pode ser trabalhada em prol dos seus objetivos. Uma Marca Pessoal fortalecida pode te posicionar melhor no ambiente profissional e atrair seu público-alvo com mais facilidade.

A longo prazo, você terá mais chance de alcançar seus objetivos e conquistar uma vida bem-sucedida.

Você conhece a Fonzaghi?

A Fonzaghi é uma empresa de consignados no ramo de semijoias, lingeries, óculos, vestuário e produtos sensuais. Há quase quarenta anos procura garantir que suas consultoras alcancem a independência financeira e conquistem seus sonhos, sendo donas de si mesmas e do seu destino.

Para isso, além de não cobrarem investimento inicial das revendedoras, também fornecem mentoria, com dicas de vendas e formas de lucrar mais por meio de uma marca pessoal fortalecida e apropriada ao perfil da vendedora.

Ficou interessada? Então, clique aqui para acessar nosso site e descubra mais sobre a empresa.