O objetivo profissional é o primeiro filtro que você irá enfrentar durante a análise do seu currículo

O objetivo profissional é uma das partes mais relevantes de um currículo. Por isso, se você está de olho em uma vaga ou, simplesmente, deseja mudar de carreira, precisa saber o que o recrutador realmente espera dos candidatos.

E não se engane, o primeiro filtro que você irá enfrentar durante a análise do seu currículo é o que você definiu como objetivo profissional. Muitas empresas, inclusive, começam a leitura do documento por aí.

Por isso, antes de começar a escrever, vale a pena refletir sobre a carreira que pretende seguir, pois esse pequeno texto (com uma ou duas linhas) vai comunicar as suas expectativas .

Afinal, o que é o objetivo profissional?

Não se preocupe se você está em dúvida do que colocar em seu currículo. Afinal, nem sempre é fácil falar de si e conseguir com isso impactar positivamente outras pessoas.

A primeira coisa é entender que é importante fazer uma apresentação e um objetivo diferente para cada vaga almejada.

Sendo assim, entenda, o objetivo profissional consiste em um pequeno texto, onde você precisa informar detalhes como a área de atuação e suas perspectivas de carreira.

Não esqueça, o recrutador vai verificar se o seu objetivo profissional está alinhado às demandas da empresa. E isso serve tanto para quem deseja concorrer ao primeiro emprego, como também para quem tem anos de experiência no mercado de trabalho.

O que é importante colocar no objetivo profissional?

Em uma ou duas frases, você deve contar qual é o tipo de oportunidade que você busca naquela empresa e suas metas a curto prazo. Além disso, escreva de forma precisa, sincera, direta e personalizada.

Não é obrigatório mencionar o nome do cargo, mas é necessário colocar a área que deseja atuar. Essa dica vale tanto para quem tem metas claras, como também para quem não tem.

Não minta e não tenha medo de mencionar sua falta de experiência.

O que chama a atenção dos recrutadores?

O que mais chama atenção dos recrutadores em um currículo é justamente a forma como o conteúdo é apresentado. Ou seja, todas as informações importantes precisam estar bem dispostas e o entendimento deve ser simples.

Atualmente, com a Inteligência Artificial, as empresas utilizam softwares, sem capacidade de interpretação, para encontrar o currículo certo. Com isso, a seleção é feita através de uma pesquisa booleana de palavras chaves.

Por isso, é necessário que o documento seja personalizado de acordo com a vaga específica.

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Dicas para criar um bom objetivo profissional

Honestidade sempre.

Mesmo que uma mentira não seja detectada imediatamente, uma hora ela irá e, quando isso acontecer, você ficará em má situação. A sinceridade pode, inclusive, chamar a atenção do recrutador.

Além disso, evite clichês no objetivo do currículo, afinal, muita gente faz isso e você precisa se destacar entre os demais. As empresas procuram pessoas versáteis e criativas.

Tenha atenção ao uso da língua portuguesa. Não tenha pressa na hora de editar seu currículo e revise quantas vezes for possível. Um erro de digitação, gramática ou acentuação poderá te desqualificar, por mais capacitado que você seja.

Tenha atenção aos detalhes. Por isso, o formato do currículo precisa atrair a atenção do recrutador. Sendo assim, não utilize letras muito pequenas. Além disso, deve ser fácil entender as informações presentes nele.

Mas tenha cuidado, pois é preciso priorizar a simplicidade para evitar que recrutadores se percam em detalhes desnecessários.

Facilite a leitura, assim as informações mais importantes serão absorvidas.

Ter uma boa formação ajuda a se destacar no mercado de trabalho

Ter uma graduação ou especialização pode fazer toda a diferença na hora de disputar uma vaga. Isso porque as empresas precisam de mão de obra qualificada em áreas cada vez mais estratégicas.

Instituições como a ESIC Internacional são essenciais, pois ajudam a desenvolver o potencial de seus alunos diante das necessidades do mercado de trabalho e, assim, conseguem dar um peso significativo ao currículo.

Com origem na Europa e sede em Curitiba desde 2001, a ESIC é uma Business School Internacional, especializada em Gestão de Negócios e Marketing e q oferece aconselhamento de carreira e consultoria para construção da página no Linkedin.

A instituição possui mais de 50 anos de experiência, com matriz na Espanha (Madrid e Barcelona), 10 campus espalhados pela Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes (especialmente EUA, Índia e China).

Preparação para o mercado de trabalho

A ESIC Internacional prepara seus alunos para o desenvolvimento de carreira, através de diferentes áreas, de acordo com o objetivo de cada pessoa. São elas:

  • Graduação;
  • Pós-Graduação (Master e MBA);
  • Executive Education (cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company);
  • Módulos e Missões Empresariais Internacionais;
  • ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional);
  • Colégio Internacional;
  • Simuladores/Competições Empresariais Globais;
  • ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing).

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