Confira dicas, produtos e a melhor maneira de deixar seu gato limpo e cheiroso.

Com certeza, o seu gato fica se lambendo o tempo inteiro. É coisa de gato, eles são muito higiênicos. Mas isso significa que você nunca deve dar banho nele? E se deve, como dar banho em gatos da melhor forma, sem deixá-lo agitado e sem se machucar?

Aqui embaixo, reunimos informações, respondemos as principais dúvidas e separamos dicas para tornar o banho dos gatos mais confortável para ele e para você. Confira:

  1. Quando saber a hora certa de dar banho no gato

    Quem já levou uma lambida de gato sabe que a língua desses animais é bem áspera, diferente da textura da língua de um cachorro, por exemplo. Isso acontece porque a língua dos gatos possui filamentos que agem como uma escova removedora de impurezas e pelos mortos.

    E é por meio dessas lambidas que o gato mantém a sua higiene. Mas, não ache que eles conseguem limpar 100% da sujeira. As lambidas não são suficientes para promover uma limpeza profunda.

    Isso é mais visível em gatos de pelagem longa, que se sujam com mais frequência e não conseguem se limpar corretamente. Outros fatores, como doenças de pele, também podem exigir que o gato tome banho para que o medicamento seja passado.

    Nestes casos, o banho é recomendado. Porém, atenção à frequência: uma vez por mês é suficiente. 

  2. Posso dar banho em gatos com produtos para humanos?

    Como você viu, os banhos não podem ser frequentes e só devem acontecer caso o gato realmente necessite de uma limpeza melhor. Se este for o caso, então você precisa se preparar para este banho.

    Entenda: não é recomendado o uso de shampoos, hidratantes e condicionadores humanos.

    Usar produtos específicos para gatos evita o surgimento de alergias e dermatites, além de possuírem a composição adequada para a pelagem dos bichanos, deixando-a mais brilhante e macia.

    A docg., empresa com mais de 15 anos de experiência no mercado pet, possui uma linha exclusiva e completa para cuidar e embelezar seu gato. É possível adquirir shampoos hipoalergênicos, hidratantes, condicionadores e protetores solares, além de diversos outros produtos para a saúde e higiene do seu gato.

    Clique e encontre tudo o que você precisa para o seu gato.

  3. O que fazer antes do banho?

    No dia anterior, a sugestão é cortar as unhas do seu pet para evitar arranhões. Se mesmo assim seu gato for arisco ou tiver medo de água, você pode investir em luvas para se proteger.

    Também é aconselhável escovar seu gato no dia anterior, retirando todos os pelos mortos e deixando a pelagem sem nós. Lembre-se de escovar no sentido contrário ao crescimento do pelo.

    Por fim, pense em um local apropriado para dar banho em seu gato. Geralmente o banheiro é uma escolha satisfatória e o uso de uma bacia ou balde pode facilitar seu trabalho. Para agilizar, também separe toalhas e/ou algodões.

  4. Na hora do banho: como acalmar gato arisco

    Você conhece o seu gato o suficiente para saber se terá problemas ou não, pois a hora do banho pode ser estressante para os felinos. Portanto, antes de se perguntar como dar banho em gato, você precisa pensar: como tornar esse momento mais agradável para ele?

Algumas dicas que vão ajudá-lo neste propósito:

  • Antes de começar o banho, procure relaxar seu gato com uma massagem;
  • Deixe a torneira aberta para que ele se acostume com o som da água caindo;
  • Leve alguns petiscos para o banheiro, caso queira recompensá-lo depois do banho ou acalmá-lo durante o processo;
  • A temperatura da água deve ser morna, nem muito quente, nem muito fria;
  • Procure colocar seu gato dentro da bacia vazia e aos poucos vá enchendo com água;
  • Primeiro molhe as patinhas e depois suba para o restante do corpo;
  • Nunca molhe diretamente a cabeça e use um copo ou pequena mangueira para molhar o resto do corpo. Se possível, use algodão ou toalha úmida na cabeça;
  • Procure ser ágil: quanto mais rápido você for, menos estressante será para o seu gato;
  • Seque-o bem com o auxílio de uma toalha ou de um secador. Caso use secador, teste se o seu gato não se assustará com o barulho e também certifique-se quanto à temperatura do vento.

Seguindo essas dicas, é bastante provável que você consiga dar banho em seu gato de maneira segura e tranquila. Se ainda restarem dúvidas, você sempre pode optar por levá-lo em um petshop de confiança.

Na docg. você encontra uma equipe incrível e pronta para lidar com seu gato.  cronograma capilar,  seguindo as características da pelagem do animal. Já a equipe é altamente qualificada para tratar de gatos ariscos ou com medo de água.

Na hora do banho, os tutores podem acompanhar todo o procedimento por meio das paredes de vidro na área do banho e tosa. O foco na qualidade de vida do animal, assim como o seu bem estar, é prioridade para todos os estabelecimentos da docg..

Clique e conheça tudo o que a docg. tem para o seu gato.

Em Curitiba, onde você encontra filiais da docg:

Loja Chile: R. Chile, 1251 – Rebouças; Loja Cristo Rei: Av. Pres. Affonso Camargo, 1939; Loja Shopping Pátio Batel: Av. do Batel, 1868 – Batel. Loja 331- terceiro piso; Loja Mercadoteca: R. Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê; Loja Verde Mais: Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, 493 – Vila Izabel; Loja Ecoville: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi 4400– CIC; Loja Verde Mais Hauer: Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, 1315 – Hauer; Loja Casa Fiesta: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 1450- Jardim das Américas; Loja Circuito: Rua Joao Bettega, 4280 – CIC. 

Em outras cidades do Paraná:

Loja São Jose dos Pinhais: R. Dr. Motta Júnior, 1680 – Centro; Loja Londrina: Av. Ayrton Senna da Silva – 300 Loja 05; Loja Maringá: Av. Paulino Vieira Filho, nº 1009- sala 06 Zona 01; Loja Catuai Shopping Maringá: Av. Colombo, 9161 – Parque Industrial Bandeirantes; Loja Ponta Grossa: Shopping Palladium – Rua Ermelino de Leão, 703 – Piso G1 -Olarias.