Evento do Poder Legislativo em parceria com a Prefeitura de Curitiba levou serviços e atividades culturais à Regional do Portão, registrou reivindicações dos moradores e teve como destaque o anúncio de R$ 8 milhões para revitalização e urbanização do parque linear do Rio Barigui.

A segunda edição do programa Assembleia nos Bairros, realizada na quarta-feira (26/06), na Rua da Cidadania da Fazendinha, Regional do Portão, registrou cerca de 4 mil atendimentos em serviços públicos, ações comunitárias e atividades culturais. Além da grande participação dos moradores, o evento promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, foi marcado também pelo anúncio da liberação de R$ 8 milhões para obras no parque linear do Rio Barigui, na região do Fazendinha. 

O anúncio da liberação dos recursos para melhorias no parque às margens do Barigui foi feito em conjunto pela Assembleia Legislativa do Paraná, a Prefeitura de Curitiba e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Governo do Paraná. 

A obra inclui intervenções de drenagem e urbanização entre as ruas Algacyr Munhoz Mader e Miguel Ozorio de Almeida, em uma extensão de aproximadamente 1 quilômetro. A região, que frequentemente sofre com alagamentos, será beneficiada com melhorias às margens do rio e a implantação de um novo parque.  

Segundo a administração da Regional do Portão, a obra não estava prevista no orçamento, mas, com apoio da Assembleia, será concretizada, transformando o bairro Fazendinha e beneficiando centenas de famílias. 

Aproximação de deputados e autoridades da população

A Assembleia nos Bairros – assim como a Assembleia Itinerante, que percorre cidades do interior do estado – é uma iniciativa com o objetivo de aproximar o Poder Legislativo da população dos bairros da capital paranaense. O evento na Regional do Portão reuniu grande número de autoridades, parlamentares, líderes comunitários e moradores. 

Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD); o governador em exercício, Darci Piana; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD); o secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca (PSD); os deputados estaduais Maria Victoria (PP), Marcia Huçulak (PSD), Tito Barichello (União), Denian Couto (Podemos), Renato Freitas (PT), Leprevost (União), Requião Filho (sem partido), Moacyr Fadel (PSD), Marcelo Rangel (PSD), Mabel Canto (PP), Nelson Justus (União), Gilberto Ribeiro (PL); o deputado federal Felipe Francischini; além de vereadores, secretários municipais e estaduais, representantes da PM, Corpo de Bombeiros e outras autoridades. 

Entre as lideranças comunitárias e representantes de diferentes segmentos sociais e culturais, marcaram presença a Miss Universe Curitiba 2025, Marielly Beatriz; membros do Grêmio Recreativo Mocidade Azul; o padre André Bienarski; e o pastor Isaías, reforçando o espírito de pertencimento e participação da comunidade local. 

Durante o evento na Rua da Cidadania Fazendinha foram realizados cerca de 4 mil atendimentos aos moradores da região.
Durante o evento na Rua da Cidadania Fazendinha foram realizados cerca de 4 mil atendimentos aos moradores da região.

Mais de 100 serviços gratuitos para a população 

Durante toda a tarde, moradores da região tiveram acesso a mais de 100 serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, transporte, assistência jurídica, cuidado animal, orientações sociais e atrações culturais. O balanço foi de grande participação dos moradores, com cerca de 4 mil atendimentos. 

Entre os serviços mais procurados estiveram os do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), com 59 atendimentos, distribuídos em revisões cadastrais, transferências de domicílio eleitoral e emissões de novos títulos. A Defensoria Pública do Paraná também teve participação expressiva, realizando 35 atendimentos jurídicos em áreas como direito de família, sucessões, registros públicos, direito cível, infância e juventude, violência doméstica, criminal e execução penal. A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa esteve presente com orientações e ações de acolhimento. 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) distribuiu mil mudas de árvores, incluindo araucárias, e conduziu 123 atendimentos na oficina de compostagem. Além disso, promoveu exposições educativas com animais taxidermizados da Mata Atlântica, maquetes de rios, jogos pedagógicos e o Museu do Lixo. 

O Armazém da Família, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), realizou 185 atendimentos, com destaque para a Semana da Economia. Houve também ações sobre alimentação saudável, hortas urbanas, jardins de mel e arrecadação para o Banco de Alimentos. 

Informações sobre Carteira de Trabalho Digital foi um dos serviços prestados à população.
Informações sobre Carteira de Trabalho Digital foi um dos serviços prestados à população.

Iniciativas como o E-Cidadão e atendimentos relacionados à fauna silvestre somaram 15 participações. A Administração Regional do Portão ofereceu 220 orientações, e o projeto ABC Trânsito atendeu 47 pessoas. Já a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) registrou 56 atendimentos, com a divulgação de cursos e atividades da Casa da Leitura. 

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) contabilizou 70 atendimentos, com informações sobre a Carteira de Trabalho Digital, acesso à conta GOV.BR, SINE Móvel, Tarifa Zero e cursos de capacitação. 

As atividades voltadas ao público infantil também se destacaram, com 150 atendimentos em brinquedos, jogos e atividades lúdicas. O SESC-PR levou espaços recreativos, somando 80 atendimentos, enquanto o SENAC-PR prestou 110 atendimentos com corte de cabelo, massagem e serviços de bem-estar. 

Outros destaques foram os atendimentos do Fala Curitiba Móvel (20), Ministério Público do Paraná (21) e a Polícia Militar, que realizou 83 atividades com pintura de rosto e 94 orientações por meio da Patrulha Maria da Penha. O Corpo de Bombeiros prestou 70 atendimentos com ações educativas e informativas. 

Na área da saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aplicou 100 vacinas contra a gripe, ofereceu 80 orientações sobre o aplicativo Saúde Já e promoveu ações educativas, como exposição de maquete da dengue, participação do Zé Gotinha, jogo Trilha Dengue e orientações sobre saúde bucal. Agentes de endemias também participaram com atividades preventivas. 

Entre os serviços públicos essenciais, a Sanepar e a Copel realizaram 12 e 8 atendimentos, respectivamente. A COHAB prestou 80 orientações habitacionais, enquanto a Agência Curitiba atendeu 12 microempreendedores. O Grupo de Operações com Cães, da SMDT, foi um dos pontos mais visitados, com 230 atendimentos. 

Atividades de lazer e cultura, com participação de estudantes, marcaram a edição da Assembleia nos Bairros na Regional do Portão.
Atividades de lazer e cultura, com participação de estudantes, marcaram a edição da Assembleia nos Bairros na Regional do Portão.

A unidade móvel da URBS registrou 97 atendimentos relacionados a cartões transporte — emissão da primeira via, bloqueios, desbloqueios e alterações de limite. A Fundação de Ação Social (FAS) somou 95 atendimentos com informações sobre benefícios sociais, Cadastro Único, oficinas e campanhas, como a do agasalho. 

O Conselho Tutelar realizou 12 atendimentos com foco na prevenção do trabalho infantil, e a Secretaria Municipal da Educação (SME) atendeu 93 pessoas com informações sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades sensoriais para crianças e participação da Guarda Mirim. 

A Junta de Serviço Militar (JSM) ofereceu 10 atendimentos com orientações sobre alistamento e processos online. A Assembleia Legislativa também apresentou seu próprio estande com informações sobre o programa Assembleia nos Bairros. 

Na área psicossocial, o grupo Alcoólicos Anônimos registrou 13 atendimentos. O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo também marcou presença com 315 atendimentos, oferecendo informações sobre os serviços prestados pela instituição. 

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) realizou 125 atendimentos, e o Instituto Municipal de Turismo, com o projeto Carrinho Smart Moov, atendeu 5 pessoas. Também participaram o Centro Cultural Nossa Ginga (35 atendimentos), a Associação Amafemo Juventude no Futebol (29) e a ONG Caminho o Renascer (58). 

Confira as datas das próximas edições: 

  • Rua da Cidadania Santa Felicidade – 27 de agosto
  • Rua da Cidadania Pinheirinho – 24 de setembro 
  • Rua da Cidadania Bairro Novo – 29 de outubro 
  • Rua da Cidadania Tatuquara – 26 de novembro 
  • Rua da Cidadania Boa Vista – 3 de dezembro 
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna