Tudo na vida tem um significado histórico. O que aconteceu na noite de sexta feira é um exemplo: a torcida Atlético protegendo a Baixada contra as ações criminosas encaminhadas por aviso prévio, sob o pretexto de “luta pelos princípios democráticos”. A tentativa de depredação do patrimônio atleticano teve tudo a ver com rivalidade esportiva e nada com ideal patriótico. E, se não fosse rivalidade, ainda, assim seria ideal. Não há ideal por injustiça.
Nesse processo, o Atlético é só vitima.
Deixando de ganhar valores próximos a 50 milhões de reais em arrecadação de sócios, jogos e publicidade até julho de 2014, o Atlético ainda poderá ter declarado por um bom tempo indisponível o seu faturamento futuro. É que o governo entrou como parceiro, mas empurrou só papel no negócio, que o clube terá que vender para pagar a conta de todos, sujeitando-se ao preço de um mercado mal humorado e oportunista, que sempre ganha com o deságio. Mercado, aliás, que não raras vezes, tem o próprio poder estatal como agiota na recompra.
A resistência da torcida do Atlético tem um valor histórico. Mais do que defender o patrimônio físico, foi salvo o sentimento de direito. Se fosse uma representação cênica do “Cerco da Lapa”, Julião Sabota foi o general Carneiro comandando a tropa dos “Fanáticos”. Isso se conhece como autopreservação de uma espécie.
Benefícios
Torcer não dá o direito de distorcer a verdade. O resultado de um jogo é a equação resumida de acertos e erros. Inclusive da arbitragem. Entre os erros do árbitro, todos sugerem influência no final a favor do Brasil. O de Dante impedido no desconto do primeiro tempo foi fundamental, porque projetou as variações táticas para o segundo. Provocou para 45 minutos o que nosso time só queria por alguns momentos: o campo livre pela esquerda com Marcelo e Neymar para o contra-ataque. No gol de Neymar não houve a falta. E o quarto marcado por Fred foi em impedimento.
Contra o Uruguai, há elementos que não podem ser desprezados: a história, a mística da “Celeste” e a insegurança da zaga brasileira que pode aumentar enfrentando Cavani, Forlan e Luiz Suarez.