Xaxim

Uma tonelada a menos

Se continuarem firmes na meta, até o final de novembro, os integrantes do programa ‘Sou Xaxim, sou qualidade de vida‘ vão conseguir emagrecer juntos mais de uma tonelada, perder quilômetros de cintura e se sentir mais felizes. Os objetivos devem ser cumpridos com folga se o envolvimento de todos prosseguir no ritmo do primeiro mês de desafio. Quem quiser fazer parte dessa iniciativa do Centro de Esporte e Lazer do Xaxim (CEL) pode aderir até a próxima sexta-feira (2 de outubro).

A data limite marca o dia em que será realizada a próxima medição do percentual de gordura, que ocorre toda primeira sexta-feira do mês e é o único pré-requisto do projeto, pois integra o acompanhamento disponibilizado a cada indivíduo. ‘Todas as ações do programa têm por princípio cuidar bem dessas pessoas. O emagrecimento é coletivo, mas tentamos fazer com que cada participante saiba que ao chegar aqui ele vai ser atendido e é importante‘, explica a orientadora em Esporte e Lazer Cristina Nunes. ‘No início de agosto, medimos o percentual de gordura das pessoas que estão desde o primeiro dia no projeto (3 de agosto) e que, agora em outubro,  vão verificar como evoluiu o ganho de massa magra (músculos)‘.

O coordenador do CEL, Jean Emmanuel Kulcheski, reforça que o foco principal é o ganho de saúde de cada participante. ‘Saúde é qualidade de vida e estética é consequência, apesar de vulgarmente chamarem o programa de Medida Certa, a perda de peso é somente um dos fatores levados em consideração nesse acompanhamento no qual eles ganham ou perdem pontos a cada semana‘. Essa pontuação individual engloba vários fatores como frequência nas atividades físicas e palestras, ganho de massa muscular (daí a necessidade de medir o percentual de gordura) e redução de medidas de cintura e quadril.

‘Por isso que damos um barbante para cada pessoa do projeto, para que no final de novembro a gente retire tudo que sobrar de cada barbante e possamos verificar quantos quilômetros de cintura cada um perdeu‘. Por trás dessa atenção a essas medidas está toda a preocupação com doenças cardiovasculares relacionadas ao tamanho da cintura e do quadril.

Dá resultado?

Foto: Felipe Rosa.
Sônia: Melhora tudo, corpo e mente. Foto: Felipe Rosa.

“Frequento há dois anos o CEL e desde que comecei deixei de ter TPM, dor no corpo e saio daqui disposta para limpar a casa. Eu já não faltava muito o aulão e o aerolocal, mas esse compromisso ficou ainda mais sério com o programa”. Marili Bastos Ferreira, dona de casa.

“Melhora tudo, corpo e mente. Sinto que até as feridas causadas pela minha doença (osteomielite) estão se recuperando mais rapidamente e as muletas não são desculpa para não se mexer”. Sônia Amparado, dona de casa.

Programa integrado

Algo que chama a atenção do programa idealizado por Jean, que se inspirou em um aplicativo usado pela esposa, e construído junto com Cristina, é a capacidade de articulação com outras secretarias, que está resultando em mais ações gratuitas e de qualidade. A Secretaria Municipal do Abastecimento, por exemplo, oferece palestras e semanalmente distribui material de apoio sobre temas como alimentação saudável. ‘Estamos conseguindo melhorar o atendimento global, somente com essa pareceria com outras secretarias e entendendo os programas que cada uma já possui e que pode ampliar o alcance‘, defende Cristina, que sonha em ver essa iniciativa ampliada para toda a cidade.

Como participar

Foto: Felipe Rosa.
Qualquer pessoa com idade entre 18 e 80 anos pode participar. Foto: Felipe Rosa.

O CEL disponibiliza gratuitamente várias atividades como: ginástica, aerolocal e dança circular, além dos aulões que focam em exercícios aeróbicos com dança. ‘Os aulões são realizados no ginásio e foram uma solução para oferecer atividade para todo mundo que nos procura, pois não queremos perder ninguém nesse objetivo de promover qualidade de vida. As outras aulas, são feitas em sala e cada turma não ultrapassa 25 alunos‘,  esclarece Cristina.

Qualquer pessoa com idade entre 18 e 80 anos e um atestado médico de aptidão física pode participar das atividades físicas oferecidas pelo CEL e do programa ‘Sou Xaxim, sou qualidade de vida‘ . Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.

Além da meta coletiva, a pessoa que mais pontos somar até o dia 28 de novembro receberá medalha em um grande evento do CEL, embora todo mundo que conseguir mudar os hábitos já poderá se considerar um vencedor.

Serviço

Centro de Esporte e Lazer do Xaxim (CEL)
Endereço: Rua Innocente Rebelatto, s/nº – Xaxim
Telefone: (41) 3376-6328
Informações: Acesse ao blog Amigos do Xaxim

Leia mais sobre Xaxim.

 

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504