Xaxim

Menos é mais

“Não foram apenas os quilos a menos na balança que me deixaram feliz. Ganhei, acima de tudo, qualidade de vida e disposição para seguir em frente”, comemora a autônoma Edilene Ribeiro, 45 anos, vencedora do programa “Sou Xaxim, sou qualidade de vida”, idealizado pelo Centro de Esporte e Lazer (CEL) do bairro e já mostrado pela Tribuna Regional.

Edilene, que conseguiu perder 10 quilos em quatro meses, foi uma das 186 participantes do projeto, que começou em agosto e tinha como meta atingir um emagrecimento coletivo de uma tonelada até o final de novembro. “Mesmo não participando diretamente do projeto, todos na minha casa perderam peso porque nós passamos a cuidar mais da alimentação e fazer mais atividade física. Minha filha de 16 anos, meu filho de 9 e meu marido também emagreceram”, conta a campeã.

Foto: Felipe Rosa
Edilene: “Minha filha de 16 anos, meu filho de 9 e meu marido também emagreceram”. Foto: Felipe Rosa

A meta geral não foi atingida, mas nem por isso os resultados deixaram de ser comemorados. De acordo com Jean Emmanuel Kulcheski, coordenador do CEL Xaxim, os participantes perderam 129 quilos no total, mas todos melhoraram a autoestima, ganharam qualidade de vida e estímulo para praticar atividade física. “Nosso foco principal é exatamente o ganho de qualidade de vida. Nós pesávamos os participantes toda semana e tirávamos as medidas em datas específicas, como o percentual de gordura, toda primeira sexta-feira do mês. Além disso, eles participavam das atividades físicas do Centro e das palestras oferecidas pela Secretaria Municipal do Abastecimento sobre alimentação saudável”, detalha.

Conforme iam ganhando ou perdendo peso, os participantes acumulavam pontos. Edilene chegou a 325 pontos e espera perder mais 10 quilos nos próximos meses. “Hoje consigo fazer coisas que não fazia antes, como abaixar para pegar algo no chão. Minha vida mudou e para melhor”, afirma.

Social

Foto: Felipe Rosa.
Jean: “Para quem engordou, nosso pedido era que doasse em dobro. Não era obrigatório, mas era uma forma de também ajudar quem precisa”. Foto: Felipe Rosa.

Além de estimular a busca pela qualidade de vida, o projeto também tem seu lado social. No último dia 9 de dezembro, a Tribuna acompanhou a doação de alimentos para a Comunidade Bethânia, uma entidade do Alto Boqueirão que acolhe dependentes químicos. Após o término do programa, o desafio era coletar alimentos proporcionais aos quilos que as pessoas ganharam ou perderam. “Para quem engordou, nosso pedido era que doasse em dobro. Não era obrigatório, mas era uma forma de também ajudar quem precisa”, explica Jean.

Para participar

Se você não conseguiu participar este ano, não perca a próxima edição do projeto, que está programada para começar a partir de 15 de fevereiro. Qualquer pessoa com idade entre 18 e 80 anos pode participar, lembrando que é preciso apresentar um atestado médico de aptidão física. “Esse programa mudou a vida de 186 famílias. Agora é continuar”, aposta o coordenador.

Leia mais sobre Xaxim

Sobre o autor

Andrea Côrtes

(41) 9683-9504