enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

Xaxim

Fim de uma história

Time do São Paulo na década de 90. Foto: Arquivo.
Levi Mulford
Escrito por Levi Mulford

Após completar 50 anos de existência, “o São Paulo E.C. do Xaxim deixará de existir”. É o que assegura o ex-presidente do clube tricolor, Marcão, em recente entrevista concedida à reportagem da equipe Rolando a Bola.

Depois de perder seu patrimônio em 2011, o São Paulo passou a disputar apenas jogos em torneios de veteranos, desfiliando-se da FPF. A promessa de receber em troca um local para construção de novo estádio ficou apenas no papel. Segundo o dirigente, não há outra alternativa: o São Paulinho do Xaxim vai deixar de existir, deixando pra trás uma bela história no futebol amador, construída desde sua fundação, em 7 de setembro de 1965.

Estádio João Derosso não existe mais. Jogos ficam na saudade. Foto: Arquivo.

Estádio João Derosso não existe mais. Jogos ficam na saudade. Foto: Arquivo.

O velho estádio João Derosso ficou na saudade de todos aqueles que apreciaram os jogos memoráveis ali realizados até 2011, desde o tempo que o E.C. Xaxim mandava seus jogos naquele local. É mais um patrimônio de nosso futebol suburbano que desaparece do cenário esportivo.

Leia mais sobre Xaxim.

Sobre o autor

Levi Mulford

Levi Mulford

Nascido em Curitiba, é um historiador do futebol paranaense. Começou na profissão de jornalista cobrindo as competições do futebol da suburbana no jornal Paraná Esportivo no ano de 1953. Está na Tribuna do Paraná desde 1956. Acompanhar o futebol amador é o seu hobby predileto.

Deixe um comentário

avatar

9 Comentários em "Fim de uma história"


Ambrosio
Ambrosio
2 anos 11 meses atrás

Como ja comentaram aqui… era um espaço onde existiam pessoas que zelavam pela pratica do esporte e viam num jovem guri uma solução, uma perspectiva de seguir caminhos fora das drogas. Coisa que nao acontece com as ditas “pracinhas para laser” onde ao invés de esporte, acaba sendo um local de encontro para drogados e baderneiros que nao aceitam ser comandados por um profissional disposto à pratica do esporte. Enfim, lamentavel que a visao dos nossos politicos de hoje seja adversa à verdadeira pratica esportiva.

ps. Me mudei do bairro pois ja nao me sinto mais seguro nem à vontade nele.

JJOSE DE PAULA
JJOSE DE PAULA
3 anos 4 meses atrás

ACHO QUE SERA UMA GRANDE PERDA PARA O BAIRRO ,POIS O ESPORTE UNE E TIRA OS GAROTOS DAS DROGAS.AJUDA A RESPEITAR E EDUCA AS CRIANÇAS DE CERTA FORMA.A FEDERAÇÃO DE FUTEBOL ONDE TEM O HELIO CURY QUE DEFENDE OS TIMES AMADORES BRAVADAMENTE,PODERIA ENTRAR EM CONTACTO COM AS AUTORIDADES MUNICIPAIS E NÃO DEIXAR VENDER NADA .TRAVAR TUDO NA JUSTIÇA ,POIS HOJE TEM MUITA GENTE GANANCIOSA E ESQUECEM QUE O LAZER FAZ PARTE DA VIDA DO BAIRRO E PARA O BEM DOS MORADORES;;;

pedro correa
3 anos 4 meses atrás

moro no xaxim gostaria tambem de saber o porque da perda do patrimonio,oq foi prometido e nao cumpriu q pena q nao temos estas respostas

Romario
Romario
3 anos 4 meses atrás

Fica a saudade dos jogos aos domingos pela manhã, dos amigos que não se reúnem mais. É uma pena, mas promessa de politico nunca é cumprida, já esperávamos por isso.
Segue a vida, quem sabe um dia a gente consiga um local novamente.

joao carlos
joao carlos
3 anos 4 meses atrás

Nasci neste bairro e joguei muito futebol neste campo, desde os torneios do antigo Colégio Jayme Canet, hoje Francisco Derosso até o surgimento do inesquecível São Paulinho. Porém hoje o local serve apenas para propaganda politica, pois a cada pincelada de tinta no Ginasio aparece uma enorme FAIXA de um determinado VEREADOR.

maciel
maciel
3 anos 4 meses atrás

Construiram uma porcaria de uma ponte sem necessidade, no clube, aquele espaço de lazer, não supre as necessidades da sociedade é uma vergonha o que fizeram com o antigo espaço do clube.

WALTER AUGUSTO
WALTER AUGUSTO
3 anos 4 meses atrás

PREZADO AMIGO LEVI; NINGUÉM DOARÁ UM ÁREA DE MAIS DE 20.000M2 PARA NINGUEM.O SÃO PAULINHO DO PACA,ABDALA.MARCÃO,MARCIO RAMOS MORREU DE TANTO ESPERAR,MAS OUTROS TAMBÉM SE FORAM,O MAIOR EXEMPLO DO NOSSO TEMPO FOI O POTI,CLUBE DA ELITE,DE DEPUTADOS E POLITICOS ILUSTRES SUCUM-
BIU ANTE A MODERNIDADE E NADA RESTOU,OUTRO EXEMPLO RECENTE É O TEU BACACHERI,QUE PENA.ABRAÇOS

Sergio
Sergio
3 anos 4 meses atrás

Matéria incompleta. Faltou explicar qual o patrimônio perdido, como e por quê. Também faltou explicar por que a promessa de um novo estádio não saiu do papel, quem prometeu e por que não cumpriu. Também não se contou nada da história do clube, suas conquistas e trajetória.

Cleverson de Freitas
Cleverson de Freitas
3 anos 4 meses atrás

Estimado Levi Mulford,

Como amante do esporte amador, não deixo de ler suas brilhantes reportagens.

Entristece muito a todos nós, pela história, pelo valor, pelo patrimônio que é apagado fisicamente.

Resta o alento de que, ficam os registros bem guardados na alma e na mente daqueles que corriam por esse campo e assistiram a muitas emocionantes partidas do EC Xaxim.

Lamentamos ainda que nosso país, nosso estado, nossa cidade não possuam uma cultura de preservação dos locais, dos espaços que outrora foram responsáveis por inúmeras benesses. Mas, acabam sucumbindo aos interesses do capital.

Cordialmente,
Cleverson de Freitas

wpDiscuz
(41) 9683-9504