enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

Vista Alegre

Bosque abandonado

BOSQUE GUTIERREZ - CURITIBA - PARANA - 29/01/15 - Condicoes da area de lazer para a populacao da regiao, bosque gutierrez. FOTO: Felipe Rosa / Tribuna do Parana - AGP
Escrito por Andrea Côrtes
BOSQUE GUTIERREZ - CURITIBA - PARANA - 29/01/15 - Condicoes da area de lazer para a populacao da regiao, bosque gutierrez. FOTO: Felipe Rosa / Tribuna do Parana - AGP

Apesar das belezas naturais, população reclama do descaso das autoridades. Foto: Felipe Rosa

A história do Bosque Gutierrez, no bairro Vista Alegre, começou em 12 de setembro de 1986. Quem passeia pelo local encontra algumas trilhas de observação e muitas árvores nativas. Mas apesar de toda a importância histórica do local e das belas atrações naturais que os frequentadores podem encontrar, o bosque está abandonado. “Moro ao lado do bosque há 65 anos e é uma pena vê-lo sem os devidos cuidados. Ele realmente está abandonado. Esses dias a prefeitura veio fazer algumas manutenções, mas o mato tinha tomado conta. Eles fazem medidas paliativas, mas precisava de mais atenção”, relata o aposentado Valdir Siba, 65 anos.

O que era para ser uma ótima opção de lazer para o curitibano, porém, caiu no esquecimento. Valdir também conta que além da quantidade de sujeira encontrada no bosque todos os dias, a segurança é um outro ponto negativo. “O local já foi seguro. Tem muita gente que evita andar por aqui porque tem medo e a Guarda Municipal simplesmente não aparece. Se a gente ligar eles até aparecem, mas precisava de uma ronda mais constante”, afirma o aposentado, que passeava com seu neto pelo bosque.

Valdir: muita sujeira e falta segurança. Foto: Felipe Rosa

Valdir: muita sujeira e falta segurança. Foto: Felipe Rosa

Usuários de droga e mendigos fazem do local um espaço para dormir e aproveitam a falta de segurança para infringir a lei. A falta de cuidado é evidente nas paredes pichadas e no lixo jogado pelo caminho. Até mesmo belas atrações estão sem funcionar, como a cachoeira encontrada dentro do bosque.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a cascata não está funcionando porque a bomba que a abastece foi desativada no final de 2014 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em virtude dos constantes raios e tempestades já que estes equipamentos podem ser queimados mais facilmente com a queda de energia. Não foi informada previsão para o conserto.

A gerente de parques e bosques da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Valquiria Lima, explicou à Tribuna que existe uma verba mensal para manutenção de parques e bosques em toda a capital, mas salientou que no verão a grama e o mato crescem quatro vezes mais do que no inverno. “Temos equipes terceirizadas que fazem a limpeza dos bosques a cada 20 a 25 dias e equipes volantes para vistoria, mas tudo tem um cronograma”, comenta. Segundo ela, estão previstas para o primeiro semestre deste ano a manutenção dos dormentes e das lixeiras no Bosque Gutierrez.

Fonte que atraía gente

Água da fonte que atraía gente da cidade inteira agora é considerada imprópria para consumo. Foto: Felipe Rosa

A fonte secou

Uma das grandes atrações do bosque era a fonte de água mineral logo na entrada do bosque. Moradores da região e até mesmo curitibanos de outros bairros costumavam ir ao local para buscar água. Hoje, no entanto, o que se vê é apenas uma fonte vazia e uma placa informando que a água é imprópria para uso. Um morador do bairro que não quis se identificar relatou que antigamente o bosque era um paraíso. “As pessoas vinham de longe para buscar água da bica e olha no que virou”, conta.

História
O bosque também abriga o Memorial Chico Mendes, inaugurado em 1989, em homenagem ao líder seringueiro morto no Acre em dezembro de 1988. Mas o que restou do memorial são apenas cerâmicas sujas e malcuidadas.

Confira a galeria de fotos

Leia mais sobre Vista Alegre

Sobre o autor

Andrea Côrtes

Repórter.

Deixe um comentário

avatar

13 Comentários em "Bosque abandonado"


Ismael Santos
3 anos 5 meses atrás

olá amigos e amigas e todos da região. sobre este parque eu conheço desde da minha infância . era muito lindo mesmo . concordo com todos os seus comentários dos moradores . temos que todos se unirem e lutar para que não caia nos esquecimentos e seja mais um parque abandonado . um forte abraços .

dalva maria
dalva maria
3 anos 9 meses atrás

sou catarinense mas moro no acre a mis de 20 anos conheço um pouco de Curitiba e acho muito importante a conservação deste parque tanto pelos moradores e pela prefeitura também e parabéns a vocês curitibanos por terem um local bonito assim para visitar

rodolfo
rodolfo
3 anos 9 meses atrás

Moro ao lado deste bosque, o único funcionário da prefeitura que trabalhava para deixar o local em ordem se aposentou, agora está entregue a drogados e ladrões, passear com a familia? nem pensar! falta também uma cerca para evitar os desocupados e andarilios que se embrenhem no mato para espreitar mulheres e crianças que eventualmente passam pelo local, uma pena mesmo esse descaso.

Adriano Corsi
Adriano Corsi
3 anos 9 meses atrás

MAURICIO FERRARINI,

Comentários como o seu mostram cada vez mais o estado de consciência da população, que não sabem quais são os direitos/deveres dos cidadãos/governantes, votam mal, cobram mal e comentam extremamente mal.

Realmente esperar do Governo manter um bosque (PÚBLICO) é demais mesmo, como continuarão enchendo os bolsos se precisarão manter todos esses matos da cidade…

No mais, um lugar muito bonito, realmente é uma pena se encontrar nesta situação…

Parreiras Rodrigues
Parreiras Rodrigues
3 anos 9 meses atrás
Quando eu “tocava” o jornal Farol dos Bairros, fiz algumas matérias a respeito da situação da “Bica”, como a gente chamava o Bosque Gutierrez. Essa mesma situação descrita pelo meu vizinho Valdir Siba. Mas a qualidade da vida da “Bica”, desandou deveras a partir do desvio da rua que lhe serve para alimentar o binário da Teffe. Uma restauração do espaço, a instalação de uma academia da meia idade e a presença da Guarda Municipal, fariam um bem danado prá aquela área verde. Os usuários, visitantes e admiradores seriam gratos. Mas, cá entre nós, nem sei porque ainda estou me… Leia mais »
James Salturi
James Salturi
3 anos 10 meses atrás

VINHAMOS DA BARREIRINHA PEGAR ÁGUA E CURTIR O PARQUE QUE ERA LINDO , VER ELE NESTE ESTADO É DIFICIL DE ENTENDER ,POIS NOSSO PREFEITO ABANDONOU NOSSA PRAÇAS E PARQUE , DEIXANDO OS CURITIBANOS COMO SEMPRE DE LADO NOS INTERESSEES DA PREFEITURA, LAMENTAVEL OQUE UMA MÁ ADMINISTRAÇÃO É CAPAZ DE FAZER ..

Tatyane da Cruz
Tatyane da Cruz
3 anos 10 meses atrás

Muito triste ver o bosque nesta situação. Lembro de buscar água sempre com a minha família, era um passeio muito bom! Saudades

kssi Gumm
kssi Gumm
3 anos 10 meses atrás

nossa cresci próximo a esse bosque, e me dói o coração de ver o descaso que a prefeitura está tendo, para esse lugar…..

Marcos
Marcos
3 anos 10 meses atrás

É um bosque muito bonito, mas infelizmente ficou entregue à desocupados, drogados e marginais.

MAURICIO FERRARINI
MAURICIO FERRARINI
3 anos 10 meses atrás

E porque a população, moradores do bairro não se reúnem e fazem a conservação? Será que tudo precisa depender da prefeitura. Ninguém é capaz de cuidar do seu próprio jardim?

Alexandre Slaviero
Alexandre Slaviero
3 anos 10 meses atrás

Existe uma coisa chamada responsabilidade, e os moradores da regiao nao tem nenhuma em relacao ao bosque, e sim quem foi eleito e RESPONSAVEL por estes cuidados.
Nao seja hipocrita, em dizer que a culpa e dos moradores da regiao.

wpDiscuz
(41) 9683-9504