enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

Umbará

Creche às moscas

Foto: Felipe Rosa.
Luisa Nucada
Escrito por Luisa Nucada

A obra está pronta desde dezembro de 2014, quando foi entregue à prefeitura, com previsão de ser inaugurada em março. Mas até hoje, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jardim Futurama, no Umbará, permanece de portas fechadas, apesar de novinho em folha, com toda a infraestrutura necessária pra funcionar. Ver a escola parada por tanto tempo indigna os moradores.

“Os funcionários não sabem de nada, não dão nenhuma satisfação. Eles vêm todo dia e abrem a creche pra quê, pra bonito?”, questiona Ludmilla Machado, analista comercial, de 33 anos, que está há quatro meses sem trabalhar por não ter onde deixar o filho Vitor Machado, de sete meses. Inconformada com a situação, Ludmilla procurou um vereador e se dispôs a recolher assinaturas pra pressionar a administração do município, mas não teve retorno. “Antes da construção do CMEI, o terreno era usado como lixão. A comunidade lutou mesmo e a creche saiu. Só falta abrir”, cobra.

Alternativas

“A creche saiu. Só falta abrir”, cobra Ludmilla. Foto: Felipe Rosa.

“A creche saiu. Só falta abrir”, cobra Ludmilla. Foto: Felipe Rosa.

As mães do bairro se viram como podem: algumas pagam um parente para cuidar de seus filhos, outras recorrem a uma escola particular e há aquelas que simplesmente têm de deixar de trabalhar. O prédio – com capacidade para atender 150 crianças de três meses a cinco anos – se tornou alvo de vândalos, que quebraram vidraças e deixaram as torneiras abertas durante uma madrugada inteira.

Segundo a prefeitura, foram investidos R$ 1.825.351,84 na obra, construída em parceria com o governo federal, por meio do programa Proinfancia PAC 2. O CMEI Jardim Futurama tem oito salas de atendimento, espaço para amamentação, sanitários, pedagogia, cozinha, áreas administrativas e de serviços, solários, refeitório e pátio coberto.

Outro lado

Em nota, a prefeitura informa que trabalha nos procedimentos finais de mobília, aquisição de enxoval e organização de servidores para o atendimento das crianças na unidade. “O cenário de crise que atinge todo o país comprometeu o planejamento previsto pela Secretaria Municipal da Educação. Medidas estão sendo tomadas para que a unidade possa ser inaugurada o mais breve possível”, diz o comunicado, sem precisar uma data para inauguração.

Leia mais sobre Umbará.

Sobre o autor

Luisa Nucada

Luisa Nucada

Luisa Nucada é jornalista formada pela UFSC.

Deixe um comentário

avatar

2 Comentários em "Creche às moscas"


trackback

[…] Antunes dos Santos, que fica na Rua Coronel Guilherme Theodoro Buest, Jardim Futurama, no Umbará, já estava pronto desde o ano passado, porém com as portas fechadas, como a Tribuna já mostrou. Agora está funcionando a pleno […]

fernando rocha
fernando rocha
3 anos 1 mês atrás

Na hora de construir e inaugurar a creche apareceu todo mundo né? Agora que tá pronta ninguém pode usar ainda???? Só nessa administração incompetente do desprefeito que acontece essas coisas na cidade. Que adianta ter a creche pronta, construída e as mães não puderem usar para colocar os filhos pequenos para poderem trabalhar? Que adianta?

wpDiscuz
(41) 9683-9504