enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

Uberaba

Voluntário no bairro

Foto: Aliocha Maurício
Samuel Bittencourt
Escrito por Samuel Bittencourt
Foto: Aliocha Maurício

Foto: Aliocha Maurício

De portões sempre abertos à população da região, a Associação de Moradores da Vila São Paulo vem desenvolvendo há mais de 20 anos trabalhos junto a jovens e idosos. Localizada na Rua Canal Belém, no bairro Uberaba, o espaço é utilizado para realizar atividades de esporte com a garotada além de promover o lazer entre a turma da terceira idade.

Há 25 anos, o bombeiro aposentado Aldenir de Oliveira, que é responsável pela associação, desenvolve atividades como voluntário na Vila São Paulo. Um trabalho de longa data já deu resultado. ‘Tem muito menino com quem a gente trabalhava que hoje já possuí família e traz o filho pra participar conosco’, conta o presidente da associação.

Porém, ao longo do tempo algumas atividades deixaram de acontecer devido à falta de voluntários. Há dois anos, por exemplo, a associação interrompeu o reforço escolar por falta de professores voluntários. ‘Estamos com uma sala de aula fechada onde era oferecido reforço de matemática e português pra criançada. Mas como não tivemos mais professores isso ficou um pouco de lado‘, explica o responsável pelo espaço.

Outras iniciativas do próprio Aldenir conseguem suprir carências locais. ‘Pedimos a instalação de uma daquelas academias ao ar livre’, conta o bombeiro aposentado. Ele mesmo comprou equipamentos e montou uma academia onde é cobrado o valor simbólico de R$ 10 apenas para manter a estrutura da associação. ‘Fazemos uma ginástica com as senhoras toda semana. Cobramos só para os jovens usarem as máquinas apenas para ajudar na manutenção básica. Cada um tem que fazer a sua parte porque o poder público não vai resolver tudo‘, afirma Aldenir.

As ações da associação já contribuíram até para mudar um pouco a paisagem do bairro. Como na cancha de areia, lugar utilizado antes como ponto de encontro de drogados e traficantes. Hoje, o espaço é utilizado pelos moradores diariamente. ‘Anos atrás davam até tiro pra espantar a molecada que não fosse da ‘turma da pesada’. Com o tempo fomos tomando conta e hoje até podemos deixar a rede de vôlei e de futebol nas canchas que a própria população cuida‘, conta o presidente da associação.

Já para as senhoras, a associação oferece um espaço onde todas as tardes elas se reúnem para confeccionar bordados e tricôs que são vendidos para manter o local e para viagens com o grupo. ‘Temos uma parceria bacana para piazada com a secretária do esporte, onde eles disponibilizam ônibus para jogos. Mas para fazer algo diferente com nossas senhoras arrecadamos, fazemos um bazar, bingos’ explica Aldenir. Frequentadora da associação desde o inicio, Maria Aparecida diz se divertir durante as tardes. ‘Sentamos aqui, batemos papo e nem vemos a hora passar. Já faz tanto tempo que participo que quando comecei nem fazia parte do grupo da terceira idade’, brinca Aparecida.

Serviço: Associação dos Moradores da Vila São Paulo, Rua Canal Belém,6953- Uberaba.

Sobre o autor

Samuel Bittencourt

Samuel Bittencourt

Samuel tem 27 anos e é jornalista na editoria dia-a-dia, E-mail: samuelb@tribunadoparana.com.br Twitter: @_Osamuel

Deixe um comentário

avatar

1 Comentário em "Voluntário no bairro"


fernando rocha
fernando rocha
3 anos 8 meses atrás

Belo exemplo Aldemir de Oliveira continue assim, sendo voluntário no bairro onde mora e continue reivindicando as academias ao ar livre

wpDiscuz
(41) 9683-9504