Uberaba

Pontes que partiram!

Escrito por Magaléa Mazziotti

Os moradores do Jardim Alvorada e Jardim Icaraí, no bairro Uberaba, estão há um mês esperando pela construção de uma nova ponte no lugar da que supostamente caiu sobre o valetão que acompanha a linha do trem na região. A ponte integra um conjunto de pequenas travessias existentes em toda a extensão da valeta, porém, muitas delas oferecem o mesmo tipo de risco por não receberem uma manutenção adequada.

A auxiliar de produção Daniela Oliveira Dantas, 26 anos, reclama da demora na reconstrução da ponte, localizada ao longo da rua Olindo Caetani, quase esquina com a travessa Irmão Paulo Wodonos. “Atrapalha a vida de todo mundo porque tem duas escolas (Colégio Estadual Alfredo Parodi  e Escola Municipal Professora Maria Marli Piovesan) mais o posto de saúde (Unidade de Pronto Atendimento) nessa altura. E todo mundo é obrigado a perder mais tempo para cruzar a próxima travessia”, conta Daniela.

Ponte quebrada representa perigo na região. Foto: Gerson Klaina
Ponte quebrada representa perigo na região. Foto: Gerson Klaina

“É sempre assim, quando cai uma ponte é um baita sacrifício até vir a equipe e colocar uma nova, ficamos meses sem a ligação”, comenta o operador Cícero Cavalcanti, 57 anos, que há 12 mora no Jardim Alvorada.

Próximo ao viaduto da Avenida das Torres, várias dessas travessias sobre o valetão da rua Olindo Caetani apresentam problemas, como a estrutura de madeira apodrecida ou a falta do material. Há quem diga que bandidos realizem furto do material para lenha, mas o fato é que em muitos pontos é notória a falta de manutenção das estruturas criadas para a população atravessar a valeta.

Sem data pra solução

A Secretaria Municipal de Urbanismo esclareceu, por meio de sua assessoria, que a passarela localizada no cruzamento da Rua Olindo Caetani, com a Travessa Irmão Paulo Wodonos, no Uberaba, não caiu e, sim, foi retirada preventivamente para evitar acidentes. Ainda conforme a assessoria, a recolocação da passarela, assim como o conserto das demais, está na programação da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Devido ao reduzido número de equipes para a manutenção de pontes e passarelas em toda a cidade, as duas secretarias não conseguem precisar um prazo para a execução dos serviços. A SMOP também informa que está preparando uma nova licitação para a contratação de equipes e solucionar o problema assim que possível.

Leia mais sobre Uberaba

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504