Uberaba

Entre cobras e ratos

Escrito por Magaléa Mazziotti

Pelas ruas do Jardim Icaraí, no bairro Uberaba, não é difícil encontrar pessoas com histórias impressionantes envolvendo ratos e cobras. Isso porque um ‘valetão‘ localizado na Rua Tanimatsu Hamasaki parece ter se transformado em um ‘criadouro‘ para a proliferação de animais peçonhentos.

O jovem Josué Ronald dos Santos Xavier, 17 anos, foi o herói da própria família no mês passado. A casa onde mora fica de frente para a Rua Canuto Calmon Martins de Almeida paralela à rua do ‘valetão‘. Certo dia ele e sua irmã estavam em casa quando surgiu uma cobra no meio da sala. ‘Minha irmã saiu correndo desesperada e eu peguei um pau para matar o bicho‘, lembra. Refeito do susto, Josué ainda guardou o animal por um tempo em um vidro para mostrar ao cunhado. ‘A cobra tinha mais de um metro‘, afirma.

Vizinho de Josué, o adolescente Edimilson Pereira Espíndola, 15 anos, diz que o espaço está dominado por esses bichos. ‘Todo dia a gente encontra. Os ratos são enormes, parecem gatos‘, explica. A mãe de Edimilson, Luzia Pereira Placido, 45 anos, explica que vive angustiada por medo das doenças que esses animais podem causar. ‘Estou toda hora atenta, até porque tem a minha filha pequena que não tem como se defender‘. Assim como o vizinho que matou a cobra, Luzia também tem história para contar com esses bichos.

‘Um dia eu estava sentada na frente de casa quando vi uma ratazana puxando um sapo pela perna‘. Apesar do medo, nem Luzia, nem os garotos testemunharam algum situação em que os vizinhos adoecessem em função do contato com esses animais. ‘O pessoal vive atento e, pelo menos aqui na rua, ninguém joga lixo no valetão‘, aponta Luzia.

A Secretaria Municipal de Urbanismo explicou que a Regional Cajuru fará o pedido para a Secretaria Municipal de Obras Públicas para realizar limpeza e manutenção no local o mais breve possível. O local, entretanto, não conta com projetos em andamento.

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504