Tatuquara

Rotina insegura

Escrito por Paula Weidlich

Com mais de 52 mil moradores, o Tatuquara é um dos bairros mais populosos de Curitiba. Moradores afirmam gostar de viver na região e dizem que o grande problema do bairro é a falta de segurança, com os constantes roubos e furtos a pessoas, comércios e residências. Também incomodam as atividades ligadas ao tráfico e ao consumo de drogas.

Andado pelo bairro é possível ouvir muitas reclamações, mas também é fácil perceber que a população tem medo de falar sobre o assunto. Para eles, respeitar a lei do silêncio é uma maneira de se proteger contra novos problemas. “A segurança no bairro é zero, você sai de casa e, quando volta, não tem mais nada, os bandidos levam tudo. Eles não escolhem horário, agem de dia ou de noite. Eu mesma já fui assaltada, levaram meu celular, aparelho que eu nem tinha terminado de pagar”, conta uma aposentada de 57 anos.

Estrutura

Além da falta de policiamento, outra reclamação dos moradores é sobre as estruturas de segurança, como a da UPS Jardim Ludovica, que funciona em um contêiner na esquina das ruas Jornalista Emílio Zola Florenzano e Presidente João Goulart.

“Quando o deputado Francischini era secretário de segurança do Paraná, ele revelou que as UPSs seriam transformadas em simples módulos, pois, este projeto de segurança não teria alavançado aqui no Estado. No Tatuquara, o sinal de que este programa de segurança está sendo descaracterizado é a própria fachada, que teve retirada a placa que indicava que ali funcionava uma UPS”, relata outro aposentado, morador da região.

Alternativas

UPS que atende o bairro será transferida logo pra uma casa. Foto: Ciciro Back.
UPS que atende o bairro será transferida logo pra uma casa. Foto: Ciciro Back.

Sobre o policiamento no Tatuquara, a Polícia Militar informa que o 13.º Batalhão investe em prevenção, fazendo rondas ostensivas e patrulhamentos. A UPS Ludovica tem efetivo de 30 policiais e está em processo de transferência para novas instalações, em uma casa a dois quilômetros da sede atual.

A PM orienta que a vítima ligue para o 190 ou vá pessoalmente até a UPS, que funciona 24 horas, sem se esquecer de, posteriormente, registar boletim de ocorrência, para que a Polícia Civil possa investigar.

Ajuda

No bairro também está instalado o 13.º Distrito Policial. A recomendação das autoridades é continuar a buscar ajuda com os policiais militares, civis e a com a Guarda Municipal.

Já a Guarda Municipal (GM) atua no policiamento preventivo e comunitário, no transporte coletivo e sempre integrado à PM nas demandas por operações em parques, bosques e praças.

Serviços 24 horas

UPS Ludovica: esquina das ruas Jornalista Emílio Zola Florenzano e Presidente João Goulart
13.º DP: Rua Tenente Coronel Manoel Eufrásio de Assumpção, 414.
Fone: 3579-2600
Disque Denúncia (Narcodenúncia): 181
Guarda Municipal: 153

Leia mais sobre Tatuquara.

Sobre o autor

Paula Weidlich

(41) 9683-9504