Tatuquara

Nem suco de tamarindo, nem churros. A turma do Chaves agora vende hot dog no Tatuquara

Escrito por Giselle Ulbrich

Que a crise financeira ainda está brava para todo mundo não é novidade. É preciso criatividade para driblá-la. Mas a ideia que um grupo de amigos do bairro Tatuquara teve foi pra lá de original. Montaram um food truck todo personalizado com os personagens do seriado mexicano Chaves. Batizaram a lanchonete de El Chavo e cada lanche tem o nome de um personagem do seriado. O “Seu Barriga” é o mais vendido. Sem contar que eles trabalham todos caracterizados, o que convida crianças e adultos a saborearem um lanche por ali.

A ideia inicial foi de Franciane Tainá, 22 anos, e de Aparecida Santos, 35. “A gente estava muito em casa, queria fazer algo pra ajudar no orçamento. Aí eu tive a ideia do trailer e a Aparecida já deu a ideia de personaliza-lo com o Chaves”, conta Franciane. Rafael Rodrigues, 24, marido da Franciane, trabalhava há anos com lanches e imediatamente topou a ideia. No food truck ele se veste de Chaves e atua como chapeiro. Franciane, que trabalha vestida de Chiquinha, ajuda na montagem dos lanches e Aparecida – que ainda não decidiu se irá se vestir de Florinda ou Clotilde – ajuda no caixa.

Todos os funcionários trabalham caracterizados. Foto: Marco Charneski
Todos os funcionários trabalham caracterizados. Foto: Marco Charneski

Irineu Tomasiak, 47 anos, é esposo de Aparecida e também abraçou a ideia. Ele se veste de Quico e, com uma bola na mão, até faz os trejeitos do personagem, para animar a criançada. “O pessoal cobra da gente imitar os personagens. O desemprego está enorme. Temos que buscar um diferencial para se sobressair no ramo”, explica o “Quico”. Já a Aline Gabriele, 19 anos, também se veste de Chiquinha e atua como garçonete.

Trânsito

O food truck El Chavo fica no pátio do supermercado Souza, no Tatuquara, na Avenida Presidente João Goulart, no período noturno e nos finais de semana. Apesar da lombada bem em frente ao estabelecimento, não é ela que faz os carros e pessoas diminuírem a velocidade por ali. Vários motoristas passam buzinando, dando tchau, imitando ou repetindo as frases dos personagens, como o ‘Isso, isso, isso‘ do Chaves.

“Teve um que passou aqui na frente esses dias e gritou pra mim: ’É, você tem que trabalhar bastante mesmo, pra pagar o aluguel do seu pai que está atrasado”, referindo-se ao Seu Madruga‘, contou Aline. Outras pessoas pedem para tirar fotos com os personagens, o que acaba aumentando não só o volume de pessoas no food truck, mas também as vendas.

Comidinhas

O trailer serve, basicamente, cachorro quente e hambúrguer. O lanche mais pedido é o “Seu Barriga”, porque é o mais completo. Vai pão de hot dog, maionese, duas salsichas, bacon, calabresa, molho de tomate, tomate, milho, farofa e batata palha. Em segundo lugar é o “Seu Madruga”. Mas, quando os amigos são contratados para eventos, também oferecem outros tipos de lanches, principalmente porções. Nas férias de janeiro, o food truck foi levado para balneário Camboriú, em Santa Catarina. Além dos microempresários venderem muito lanche na praia, riam o tempo todo com os argentinos, que imitavam os personagens e iam à loucura com os nomes dos lanches.

Sobre o autor

Giselle Ulbrich

(41) 9683-9504