enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

Tatuquara

Moradores de bairro de Curitiba não aguentam mais tanta poeira e lama na porta de casa!

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Giselle Ulbrich
Escrito por Giselle Ulbrich

Você mora numa rua toda esburacada ou cheia de remendos? Se você acha isso ruim, imagina lá no Tatuquara, onde diversas ruas sequer possuem asfalto. Nos dias de sol, o poeirão deixa todos com problemas respiratórios, as casas e carros completamente empoeirados e as roupas no varal encardidas. Nos dias de chuva, é quase impossível chegar ao trabalho com os sapatos e a barra da calça limpos.

A falta de asfalto é a reclamação mais recorrente dos moradores do bairro. A Tribuna esteve na região num dia de chuva. Os buracos cheios de lama deixavam certos trechos parecendo um queijo suíço, de tantos “furos”. É o caso da Rua Josuel Ferreira, no começo da Vila Evangélica (Moradias Monteiro Lobato), bem em frente à Capela do Sagrado Coração de Jesus. O técnico em informática Azevedo Pardinho, 47 anos, passa todos os dias nesta rua.

“As calçadas são mal feitas. A rua tem poças de lama por todos os lados. A prefeitura não quer asfaltar porque disse que não tem morador suficiente. Mas como ela margeia as torres da Eletrosul (torres de transmissão de energia elétrica), existe uma margem de segurança de 32 metros, onde as pessoas não podem construir e morar. Apesar da rua estar para fora da zona de segurança, as pessoas preferiram fazer a entrada de suas casas para as outras de esquina com a Josuel Ferreira. Aí por causa disso a prefeitura diz que não tem morador suficiente pra asfaltar. Mas tem bastante fluxo dos moradores aqui, até porque essa rua é a da entrada da igreja. Ao mesmo tempo que a prefeitura quer remover as torres da Eletrosul, por causa da proximidade com as casas, diz que não asfalta porque não tem morador suficiente. Olha, faz 20 anos que eu brigo pra asfaltar essa rua aqui”, analisa Azevedo.

Outro jovem que mora no Jardim Ludovica, e pediu para não se identificar, também reclamou da falta de asfalto. Estudante universitário, ele se incomoda em chegar na faculdade com os sapatos todos sujos de barro nos dias de chuva. “Esses dias me obriguei a chamar um Uber. Eu estava com um tênis branco, tinha trabalho para apresentar na faculdade e não quis ir de ônibus para não chegar sujo lá na Positivo”, lamentou.

O que diz a prefeitura

“A Prefeitura de Curitiba pretende colocar asfalto em 100 quilômetros de ruas de saibro, entre elas, haverá ruas do Tatuquara. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) fará licitação para a contratação de empresa que fará o desenvolvimento dos projetos das ruas que serão contempladas. A Prefeitura também está buscando os financiamentos necessários para a licitação destas obras.

Entre as ruas já pavimentadas no bairro Tatuquara estão as seguintes: Rua João Batista Burbello, Rua Faustino Raimundo Pellanda, Rua Matheus Luiz Dalagassa, Rua João Amadeu Pedro Bom, Rua Antônio Zanon, num total de 3260 metros de revitalização em ruas que tinham antipó. Nos próximos dias começa a pavimentação das ruas Antônio Sarote, Engenheiro João Kloss, Desembargador Ernani Almeida de Abreu, Matheus Luiz Dalagassa e a Avenida Santa Rita de Cássia dos Impossíveis.

De todo modo, tanto no Tatuquara, como em qualquer bairro de Curitiba, os moradores devem fazer suas solicitações para futuras contratações de revitalização do asfalto à Administração Regional, na Rua da Cidadania, ou pela Central 156 (por telefone ou internet). A população tem ainda a possibilidade de solicitar nas audiências do Fala Curitiba que, em 2019, serão feitas em todos os bairros da cidade”, diz a nota oficial da prefeitura.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

“Quem faz é Deus, eu só rezo”, diz uma das benzedeiras mais tradicionais de Curitiba!

Sobre o autor

Giselle Ulbrich

Giselle Ulbrich

Deixe um comentário

avatar

2 Comentários em "Moradores de bairro de Curitiba não aguentam mais tanta poeira e lama na porta de casa!"


Cláudio
Cláudio
10 dias 7 horas atrás

Seria a Patrulha do Campo mostrando seus tentáculos na cidade?

vanderlei ribeiro
vanderlei ribeiro
10 dias 7 horas atrás

toda eleiçao e a mesma coisa vamos asfaltar todas as ruas inclusive tem um vereador da regiao que ja se elegeu duas vezes em cima desses asfaltos,passa a eleiçao ele some…

wpDiscuz
(41) 9683-9504