Tatuquara

Esquina perigosa

Escrito por Luisa Nucada

Moradores do Tatuquara se sentem em risco toda vez que têm que passar pelo encontro das ruas Antônio Zanon e Delegado Bruno de Almeida. As duas vias são perpendiculares e formam uma esquina perigosa. Como as faixas da Antônio Zanon são estreitas, os ônibus e carros grandes sobem na calçada após fazer a curva, no sentido Rio Bonito. Com isso, há buracos em pelo menos dois pontos da calçada, que também é estreita. Os pedestres não têm para onde correr: de um lado, passam os carros, do outro, há uma cerca de arame farpado, que divide o espaço público de um lava-car e do Centro Esportivo Pompéia (CEP).

A dona de casa Elza Faot, 44 anos, passa por ali diariamente, tanto para fazer compras quanto para levar as filhas ao Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay e à Escola Municipal Margarida Orso Dallagassa. “É muito perigoso mesmo. Além da chance de sermos atropeladas pelos carros, ainda têm os ciclistas que andam em cima da calçada”, diz. Crianças alunas das duas instituições correm o mesmo risco todos os dias.

Perigo

O risco de atropelamento é alto. Foto: Felipe Rosa.
O risco de atropelamento é alto. Foto: Felipe Rosa.

De acordo com o supervisor Dalmir Silva de Araújo, 45, o ponto mais crítico fica a 50 metros da esquina, na Rua Antônio Zanon, junto a um poste com uma placa de velocidade máxima permitida de 40 km/h. “Aqui passam três linhas de ônibus, a Rio Bonito, a Jardim da Ordem e a Jardim Ludovica, e eles vêm com tudo para aproveitar o sinal verde. Quando ouço que tem ônibus vindo, já encosto no arame farpado para não ser atropelado”, relata. A rua é movimentada, com intenso fluxo de carros nos dois sentidos, durante todo o dia.

Dalmir conta que por vezes equipes da prefeitura estiveram ali tapando os buracos das calçadas, feitos pelos carros. “Mas não adianta, porque logo os carros fazem buraco de novo”.

Fiscalização

A Secretaria Municipal do Urbanismo informa que há previsão de alargamento da Rua Antônio Zanon, que terá largura total de 30 metros, sendo 15 metros para cada lado a partir do eixo da via, medidas que incluem os passeios e as pistas de rolamento. “Em relação à largura da calçada, o Distrito de Manutenção Urbana da nova Administração Regional Tatuquara irá até o local pra verificar de que maneira pode ser feita uma correção do passeio”, promete o órgão.

Leia mais sobre Tatuquara

Sobre o autor

Luisa Nucada

(41) 9683-9504