Tatuquara

Deputado Federal por cinco dias

Escrito por Luisa Nucada

O jovem deputado federal Luan Henrique Azevedo, 17 anos, não poupa elogios ao descrever a experiência na Câmara dos Deputados, que frequentou entre os dias 21 e 25 de setembro, ao participar do programa Jovem Parlamento Brasileiro. “Fiz amigos pra vida inteira. Tanto a experiência política quanto a de integração com pessoas de outros estados foi inesquecível. É a palavra escolhida por todos os participantes”, descreve ele, que mora no Tatuquara e estuda no Colégio Estadual Homero Batista de Barros.

Queria que todos os jovens paranaenses. Foto: Arquivo Pessoal.
Luan: “Queria que todos os jovens paranaenses pudessem participar do programa”. Foto: Arquivo Pessoal.

Junto com outros quatro adolescentes paranaenses, Luan representou o estado na simulação da rotina de trabalhos legislativos. Os 78 jovens deputados de todo o país tomaram posse, tiveram aulas sobre como formatar pareceres – que posteriormente formularam, discutiram e votaram -, assistiram a palestras e fizeram um tour por Brasília.

Ao fim da viagem, o jovem deputado concluiu que o processo legislativo é necessário pra democracia. “É o espaço mais plural, é onde se tem mais pensamentos, mais ideias. A base, a sustentação do processo democrático é ali. Queria que todos os jovens paranaenses pudessem participar do programa”, declara.

Outra reflexão provocada pela experiência foi sobre o nepotismo. “Sou contra. O dom pra política está no desejo pessoal, e não na genética”. Perguntado sobre uma possível carreira política, a resposta foi “talvez, mas não agora”. “Pra fazer campanha política você tem que ter ou dinheiro ou nome. Dinheiro, não tenho, e o meu nome está começando agora, como presidente do grêmio estudantil do colégio e como Conselheiro de Juventude de Curitiba, representando o Tatuquara”, diz. Seu mandato como jovem deputado dura um ano, mas não haverá mais atividades legislativas.

Leia mais sobre Tatuquara.

Sobre o autor

Luisa Nucada

(41) 9683-9504