Nosso Bairro Nossa Casa Sítio Cercado

Vem aí o Dia T

Escrito por Olavo Pesch

O projeto “Nosso Bairro, Nossa Casa”, dos Caçadores de Notícias, está chegando à reta final. Depois de quatro meses de trabalho, registrado em matérias, fotos e vídeos – disponíveis no www.cacadoresdenoticias.com.br -, é hora de festejar os resultados. Neste sábado, das 10h às 18h, a Tribuna promove o Dia T na Associação de Moradores do Conjunto Salgueiros, na Praça Francisco Corso – Rua Netuno, 63, no Sítio Cercado.

É a quarta e última etapa da campanha iniciada em agosto para inspirar melhorias a partir de atitudes simples que não dependem do poder público. A campanha pretendia encontrar 30 “Amigos do Bairro”. Com ajuda de entidades parceiras, a reportagem achou 50 exemplos de pessoas ativas em prol de transformações nas regiões onde vivem e trabalham, nos bairros Água Verde, Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e Sítio Cercado.

Em agosto e setembro, o jornal desenvolveu a fase “ouvir”, produzindo matérias por toda cidade e região metropolitana com três focos: tratamento do lixo, combate à pichação e cuidados com a casa. Além de exemplos positivos, mostramos problemas relacionados ao mau gerenciamento das três questões. Com ajuda do Ippuc e das secretarias municipais de Governo e Relações com a Comunidade, pesquisamos entidades atuantes nos bairros para serem o elo entre a redação e as comunidades.

Selecionamos três grupos para as ações da segunda etapa do projeto, batizada de “inspirar”, iniciada em outubro: Associação de Moradores do Conjunto Salgueiros, no Sítio Cercado; Associação de Moradores do Conjunto Oswaldo Cruz II, na CIC; e Conselho de Segurança (Conseg) do Água Verde. Graças à colaboração das três instituições e ao esforço da reportagem, descobrimos moradores que se destacam pelo zelo não apenas com suas propriedades, mas com calçadas, praças e logradouros públicos.

Na terceira fase da campanha – “transformar” -, realizada em novembro e dezembro, a Tribuna homenageou cada “Amigo do Bairro” com uma placa com os dizeres: “Eu sou amigo do bairro” e incentivou as associações a promoverem mutirões. Nos três bairros, houve ações de limpeza em praças e rios.

A finalização do projeto acontece sábado, com um dia de atividades culturais, esportivas, brincadeiras, oficinas e serviços em frente à Associação de Moradores do Conjunto Salgueiros. Também haverá distribuição de pipoca, algodão doce e refrigerante. Você é nosso convidado!

Mudanças já são visíveis

Os Caçadores de Notícias agradecem o empenho de cada entidade envolvida. Diante de tanta dedicação, foi difícil escolher uma região para receber o Dia T. A Associação de Moradores do Conjunto Salgueiros foi a vencedora pela maior disposição da comunidade em participar, a começar pelo presidente da entidade, Claudio Antonio de Oliveira, que sempre tinha na ponta da língua novas indicações e conseguiu mobilizar o pessoal de forma mais efetiva.

Claudio conta que, após o mutirão do último sábado, surgiu a ideia de criar um grupo para cuidar da praça a cada três meses, fazendo manutenção, recolhimento de lixo, poda e plantio de mudas. “Geralmente as pessoas são mais individualistas, mas um avanço foi achar pessoas com a mente parecida com a gente e conscientes de que tem coisas que temos que cobrar do poder público, mas outras que não adianta ficar reclamando. Se você vê o lixo jogado, pode juntar”, comenta.

No Água Verde, a campanha ajudou a reforçar projetos já iniciados pelo presidente do Conseg, Paulo Roberto Goldbaum dos Santos, como a coleta e reciclagem de óleo de cozinha e o plantio de heras para cobrir os muros do cemitério e evitar pichações. Na CIC, conhecemos uma associação bastante organizada e com voluntários comprometidos em ações sociais, como o sopão das terças-feiras, em que os ingredientes vêm da horta comunitária. Tanto o presidente Anésio Furlan quanto a ex-presidente Joana Alice Ferreira de Lima colocam a “mão na massa” e inspiram a vizinhança.

A Tribuna parabeniza todos os “Amigos do Bairro” por mostrarem que não é difícil ser um agente transformador e contribuir para uma melhor qualidade de vida no local onde vivem.

Sobre o autor

Olavo Pesch

(41) 9683-9504