Sítio Cercado

Torre no caminho

Escrito por Magaléa Mazziotti

A história se repete semanalmente e, por vezes, até mais de uma vez por dia. O motorista que tenta atravessar a Rua Tijucas do Sul pela Rua Moysés Gutztein, principalmente em direção à Rua Mandiritiuba, no Sítio Cercado, tem a sorte e a habilidade testadas já que o canteiro de uma torre de transmissão de energia elétrica impede a visibilidade de quem está cruzando. Como resultado, acidentes de trânsito são registrados semanalmente.

Carlos: Não tem como enxergar os carros vindos. Foto: Gerson Klaina.
Carlos: Não tem como enxergar os carros vindos. Foto: Gerson Klaina.

O bicicleteiro Carlos Gabriel Gomes, 48 anos, que trabalha há 11 anos em um estabelecimento localizado na esquina dessas ruas explica que automóveis baixos, motos e bicicletas são os meios que sofrem mais risco de sofrer um acidente. ‘Com esse canteiro enorme em torno da torre e bem no meio da Rua Tijucas do Sul, não tem como as pessoas enxergarem quando está vindo carro‘, aponta. Segundo ele, essa situação se arrasta por anos. ‘Os moradores já fizeram vários pedidos para a Prefeitura e abaixo-assinados, mas nada foi feito e a coleção de tragédias só aumenta‘, constata.

A Secretaria Municipal de Trânsito garantiu que está em processo licitatório um projeto de correção geométrica no local que prevê o fechamento do cruzamento da Rua Tijucas do Sul com a Rua Moysés Gutztein. A partir dessa obra serão criados retornos próximos, melhorando a questão da visibilidade no local e, consequentemente, a segurança viária. Ainda conforme a Setran, tal solução já foi adotada em outros cruzamentos da Rua Tijucas do Sul com bons resultados.

Leia mais sobre Sítio Cercado.

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504