Publicidade

São José dos Pinhais

Tradição e natureza

“O Caminho do Vinho é um roteiro de turismo rural que prioriza a cultura italiana e a gastronomia local. Unimos gastronomia, cultura e meio ambiente. Todos que trabalham aqui vieram da agricultura e cada um dá um diferencial a seu empreendimento”. É assim que Bernadete Scrobote, presidente da Associação do Caminho do Vinho (Acavim), apresenta uma das principais atrações de São José dos Pinhais.

O maior objetivo é manter a tradição da cultura italiana e agrícola na região. E tanta preocupação se deve ao fato de a Colônia Mergulhão ser a moradia dos imigrantes italianos desde 1880, quando chegaram da Europa as primeiras famílias. A consolidação da área como atração turística aconteceu em 1999, fruto de uma parceria entre o município e a comunidade.

Desde então, turistas de toda a Região Metropolitana de Curitiba e de diferentes partes do país podem experimentar, no Caminho do Vinho, a forma tradicional como vivem os moradores desde que chegaram os primeiros colonos. Os produtos coloniais são servidos nas cantinas, restaurantes ou cafés coloniais, bem como o vinho produzido ali.

Mantendo as raízes

A cultura italiana também permanece viva no Caminho do Vinho por meio da atuação do Grupo Folclórico Italiano Cuore D’Italia e o Coral Belvedere. ‘Estamos abertos a qualquer um que goste e se interesse pela cultura italiana‘, convida Bernadete.  As duas atividades acontecem às segundas-feiras e reúnem pessoas de dentro e fora da comunidade.

Além disso, outras seis casas históricas foram consagradas como espaços culturais da região, pois mantêm a tradição italiana. As residências, porém, não estão abertas à visitação. Os turistas podem apreciar apenas a parte externa das casas. Informações: 3635-1384, com Marina Pissaia.

Como chegar no Caminho do Vinho

como_chegar_caminho_do_vinho

Linha Turismo

A visita ao Caminho do Vinho pode ser feita com a Linha Turismo, organizada pelo próprio roteiro. O passeio dura cinco horas e é realizado em um ônibus criado especialmente para a atividade. Um guia, que também é sommelier, acompanha os visitantes e conta toda a história da colônia de São José dos Pinhais, bem como as influências culturais, os costumes e o funcionamento dos empreendimentos. São realizadas oito paradas durante o caminho e as refeições não estão inclusas no valor do passeio.

Horário de funcionamento
Sábados: saída às 13h30 e retorno às 18h30.
Domingos: saída às 11h e retorno às 16h.
Feriados: consultar no agendamento do passeio.
Preço da passagem: R$ 20, pago diretamente ao motorista. Menores de cinco anos não pagam.

Embarque

  • Em frente à Renner no Shopping São José (Rua Izabel A. Redentora, 1434 – Centro)
  • Cinco minutos após a saída do primeiro embarque, no ponto de ônibus no Supermercado Condor (Rua Joaquim Nabuco, 1939)
  • Sete minutos após a saída, na Avenida das Américas com BR-376(loja que tem a cuia de chimarrão gigante)

Reserva do passeio

O ideal é realizar a reserva até a sexta-feira anterior ao passeio, pelo email rosanajuli@bol.com.br. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelos telefones (41) 9193-2708, 9667-7449 ou 3283-3204. É oferecido ainda um pacote para grupos da Região Metropolitana de Curitiba, que inclui guia de turismo e ônibus.

Confira o mapa do Turismo Rural

mapa acavim - nova presidente 2015.cdr

 

Leia mais sobre São José dos Pinhais.

Sobre o autor

Carolina Gabardo Belo

Carolina Gabardo Belo

Carolina é jornalista e gosta de contar boas histórias! E-mail: carolinab@tribunadoparana.com.br

(41) 9683-9504