São José dos Pinhais

Polônia é aqui!

Escrito por Samuel Bittencourt

Na rota de turismo rural Caminho das Colônias, quem vai a São José dos Pinhais encontra a Colônia Murici, uma das mais tradicionais da região, que conta por toda sua paisagem um pouco da história da colonização polonesa na cidade. Na Casa da Cultura Polonesa, uma das paradas obrigatórias, já logo no início do roteiro, é possível se deparar com uma verdadeira remontagem dos tempos vividos pelos antepassados das muitas famílias que residem na colônia.

Como mostramos na Tribuna Regional São José dos Pinhais, o espaço está com novas peças expostas após a reabertura ao público ocorrida no último dia 19. É o único lugar da região dedicado a contar a história da imigração na cidade. “Recebemos muitas ferramentas que contam como era feita toda a plantação e a colheita por nossos avós”, conta a responsável pela casa, Cecilia Holtman.

Todo acervo é composto por doações da comunidade.
Todo acervo é composto por doações da comunidade.

O acervo do espaço é composto por doações da comunidade. “Todos os objetos, desde a cozinha e os utensílios domésticos até os trajes típicos e livros foram doados por moradores, vizinhos nossos”, conta. De acordo com Cecilia, o espaço desempenha uma importante função de preservar a memória da população local. “A maioria das pessoas da colônia, hoje, não fala mais polonês. Alguns nem lembram mais de como era a vida naquela época”, diz.

Visitantes podem conhecer objetos, trajes típicos e livros.
Visitantes podem conhecer objetos, trajes típicos e livros.

A ligação de São José dos Pinhais com a Polônia é tão forte que em 2006 ela passou a ser considerada cidade-irmã de Posna, ou Poznan em polonês. Cecilia lembra ainda que a comunidade que hoje habita a Colônia Murici integrou a terceira onda de imigrantes do Paraná, no ano de 1878. “Tentamos preservar neste espaço esse passado para quem pode vir até nós. Para quem não conseguir também nos apresentamos com danças através de nosso grupo folclórico”, revela.

Cecilia: maioria não fala polonês.
Cecilia: maioria não fala polonês.

Outras atrações

Logo ao lado da Casa da Cultura Polonesa está a antiga Igreja Murici utilizada pelos colonos. Mas além da cultura polonesa, quem visita o roteiro das colônias também pode ficar preparado para se deliciar com os cafés coloniais e vinícolas espalhados pelas antigas trilhas. Outra opção está nos pesque-pague da região.

Serviço

Localizado a 30 km de Curitiba, o Caminho das Colônias é acessado pela Alameda Arpo, em São José dos Pinhais, passando por baixo do viaduto da BR-277, e entrando pela Rua Doutor Murici, que leva o mesmo nome da colônia.

 

Sobre o autor

Samuel Bittencourt

(41) 9683-9504