São José dos Pinhais

Novo circuito rural

Restaurante com comida caseira, chácaras que servem cafés coloniais, pesqueiros, vinícolas, orquidário, lojas de artesanato e de produtos coloniais. Todas essas opções de lazer podem ser encontradas no Circuito Rural Taquaral, um novo roteiro turístico com 30 empreendimentos na zona rural de São José dos Pinhais, lançado em julho.

A iniciativa de montar o circuito partiu da Associação dos Produtores Rurais e Artesãos da Campina do Taquaral e região (Acamp). “Estamos um pouco isolados aqui, depois da BR-376, e vimos a necessidade de fomentar a visitação aos empreendimentos locais”, conta José Augusto Zanchetta, proprietário da cantina Vinhos Zanchetta e presidente da Acamp.

Em 2010, o empresário iniciou o diálogo com a prefeitura de São José dos Pinhais para viabilizar o circuito. Cinco anos depois, o roteiro foi lançado, com apoio da Secretaria de Indústria e Turismo (Sictur). “A ideia é fortalecer o turismo rural, pois 90% da área do município fica na zona rural. Só que 90% da população vive na área urbana. Temos interesse que mais pessoas montem empreendimentos rurais, gerando emprego e renda”, afirma o diretor geral da Sictur, Didio Chupel.

Hoje, a principal demanda da Acamp é calçamento nas ruas da Campina do Taquaral, já que o chão de terra afasta os turistas em dias de chuva. “A pavimentação das vias principais com paralelepípedos já está em fase de projeto, incluída no orçamento do próximo ano”, promete Chupel. Segundo ele, será instalado um portal na entrada da Campina, para sinalizar e divulgar o circuito aos visitantes.

Três meses após o lançamento, Zanchetta já observou aumento na visitação dos empreendimentos. O roteiro turístico compreende, além da Campina do Taquaral, as regiões de Campo Largo da Roseira, Colônia Marcelino, Colônia Zacarias, Colônia Rio Grande, Cachoeira, Campestre da Faxina, Cotia e Agarau.

Resgate cultural

Foto: Felipe Rosa.
José: “Os clientes estão aumentando gradativamente” Foto: Felipe Rosa.

Manter viva a tradição da família de origem italiana é o que mais motiva José Augusto Zanchetta, proprietário da cantina Vinhos Zanchetta. Seu tataravô, que aportou na Campina do Taquaral em 1878, foi quem iniciou a vinícola. “Os Zanchetta estão produzindo vinho aqui há 130 anos. Sou da quinta geração e quero resgatar a cultura dos imigrantes que colonizaram a região”, diz. Para isso, Zanchetta montou um pequeno museu dentro da cantina, com fotos e utensílios antigos, que podem ser vistos pelos turistas. O empresário investe ainda em turismo pedagógico, abrindo a vinícola para visitação de crianças das escolas da cidade.

Comida da colônia

Delícias da culinária italiana, germânica e polonesa servidas em buffet no fogão a lenha. O restaurante Dom Ernane abriu há três meses e funciona aos fins de semana e em eventos. “Está sendo bem aceito, os clientes estão aumentando gradativamente. Servimos comida caseira: polenta com frango, nhoque, risoto, pierogue. O tempero do cordeiro da mãe é bem famoso por aqui”, diz Jorge Antônio Nogoseki, proprietário do restaurante junto com a mãe Marlene. “Para as festas que fizemos à noite, vendemos convite antecipados e esgota tudo. Tem sido bem animado. Nos almoços de domingo, às vezes tem nove gaiteiros tocando música ao vivo”, comemora.

Serviço

Como chegar?

1) Vindo pela Av. Rui Barbosa, no sentido contrário ao aeroporto, passe por cima do Contorno Leste (BR-376) e siga pela Rua Benjamin Negoseki, que é continuação da Av. Rui Barbosa.

2) Vindo de Curitiba pelo Contorno Leste (BR-376), entre à direita no acesso do km 107 e siga pela Rua Benjamin Negoseki, que é continuação da Av. Rui Barbosa.

Informações e localização dos empreendimentos: www.facebook.com/circuitoruraltaquaral/

Leia mais sobre São José dos Pinhais.

Sobre o autor

Luisa Nucada

(41) 9683-9504