Lazer na natureza

Parque da Fonte tem bosque com triha e estrutura pra exercícios, além de centro de serviços da prefeitura. Foto: Felipe Rosa.

Frequentado por famílias, idosos e crianças durante toda a semana, o Parque da Fonte, em São José dos Pinhais é uma boa opção de lazer, especialmente pra quem gosta do contato mais próximo com a natureza.

Com área aproximada de 3,5 hectares, o parque possui um bosque com reserva de mata nativa, sendo 70% de suas árvores da espécie Araucaria angustifolia, o Pinheiro do Paraná.

Além de toda essa vegetação, também há trilhas pra caminhada, estrutura pra a prática de exercícios, minipalco e fonte d’água. No local também é possível emprestar livros na biblioteca e acessar a internet. Mas não é só diversão. Como o parque sedia uma das três regionais da prefeitura de São José dos Pinhais e um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), lá também é possível ter acesso a diversos serviços públicos, como solicitação da Carteira de Trabalho e segunda via do IPTU.

Frequentadores como Bruno e Amanda sentem falta de mais segurança. Foto: Felipe Rosa.
Frequentadores como Bruno e Amanda sentem falta de mais segurança. Foto: Felipe Rosa.

Mas o que torna o Parque da Fonte especial e conhecido além dos limites de São José dos Pinhais é seu evento mais tradicional: a Casa do Papai Noel, que durante o mês de dezembro encanta moradores e turistas com sua decoração natalina e atrações como a Oficina do Papai Noel, praça de alimentação, venda de artesanato, apresentações culturais e presépio em tamanho natural.

Nem tudo é perfeito

Apesar de querido pela população, o Parque da Fonte também apresenta problemas. Entre os frequentadores, a principal reclamação é a falta de segurança no parque, no bosque e no entorno. “Gostamos daqui, mas acho que falta segurança.

Acontecem muitos assaltos no parque e na região. Além disto, alguns bancos e lixeiras estão ruins, dando sensação de abandono”, diz o estudante Bruno Alan Dias, de 19 anos, que mora perto dali e diariamente frequenta o parque com a estudante Amanda Barros Trapp, 18 anos, a filha Mariana e a cachorra da família.

O que diz a prefeitura

Procurada, a prefeitura de São dos Pinhais, que informou que a segurança do perímetro interno do Parque da Fonte é feita 24 horas do dia, por uma empresa terceirizada de vigilância. Além dos seguranças, o parque e seu entorno ainda contam com o auxílio da Guarda Municipal, que faz rondas ostensivas de moto, com abordagens constantes. Já sobre o estado de conservação de bancos e lixeiras, a resposta foi que os equipamentos passam por manutenção, restauração e conservação de forma periódica e continuada.

A prefeitura ainda informa que há projetos de melhorias pro parque. “A administração pública, através de ação cooperada entre as secretarias e a Regional Parque da Fonte, solicitou projeto para a Secretaria de Urbanismo, no intuito de promover melhores e readequações no local e sua estrutura. Segundo o Urbanismo, o projeto já está pronto e haverá uma reunião com as partes envolvidas, para discutir prazos, orçamento e demais prioridades”.

Serviço:

Parque da Fonte
Rua Almirante Alexandrino, 489
Afonso Pena, São José dos Pinhais.

Leia mais sobre São José dos Pinhais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna