enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

São José dos Pinhais

Ilha do conhecimento

Prestes a completar 75 anos a Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros continua fazendo sucesso entre os leitores de São José dos Pinhais. O local é frequentado por visitantes de todas as idades, que procuram por livros, jornais ou apenas um momento de contato com a cultura.

O acervo conta com 80 mil obras, entre livros, revistas e publicações antigas. “A literatura é o carro-chefe, mas temos também livros técnicos, de apoio para as pesquisas escolares e ainda materiais preparatórios para concursos, que são bastante procurados”, explica a bibliotecária Monique da Costa Martins, que cadastra em média 100 novos usuários por mês. Com o cadastro vitalício, a biblioteca já chegou à marca de 45 mil, e cerca de 7 mil estão ativos.

Ajuda

Monique: 100 novos usuários/mês. Foto: Felipe Rosa

Monique: 100 novos usuários/mês. Foto: Felipe Rosa

Além da busca por livros, principalmente por adolescentes, muitos frequentadores vão ao local para ler jornais ou procurar vagas de empregos e para a elaboração de currículos no espaço destinado ao acesso à internet. “São formas de oferecer ao público a oportunidade de leitura e acesso à informação sem custo. Isto é oportunizar o conhecimento”, avalia Monique. A biblioteca conta com espaços destinados à literatura brasileira, estrangeira, infantil, acervo técnico e também a sala “Autores da Terra”, que destaca a produção literária paranaense.

A Biblioteca Scharffenberg de Quadros tem o projeto Leitura Livre, em que exemplares são levados à população, sem o compromisso de prazos e devolução dos livros. Além disso, na sede da biblioteca são realizados eventos para comemorar o Dia Nacional da Leitura Infantil, além da Feira do Livro, marcada para de 9 e 14 de novembro.

 

História

O prédio da biblioteca marou a história do município e faz parte do circuito cultural. Construído em 1912, o local sediou o primeiro colégio da cidade e foi usado pela Câmara Municipal. Em 1980, foi tombado como Patrimônio Histórico e, desde 2004, recebeu parte do acervo de São José.

Serviço

Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros

Endereço: Largo Vereador Segismundo Salata – Pça 8 de Janeiro
Fone: 3381-5845
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Cadastro grátis: RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.
Empréstimo: até três livros por vez, durante 15 dias, que pode ser renovado.

Veja a galeria de fotos:

Sobre o autor

Carolina Gabardo Belo

Carolina Gabardo Belo

Carolina é jornalista e gosta de contar boas histórias! E-mail: carolinab@tribunadoparana.com.br

Deixe um comentário

avatar

3 Comentários em "Ilha do conhecimento"


fernando rocha
fernando rocha
3 anos 8 meses atrás

vou lá conhecer a biblioteca deve ser bom adquirir conhecimento

rafael
rafael
3 anos 8 meses atrás

Ainda bem que a biblioteca é um sucesso entre os “LEITORES”!!! Achei que era sucesso entre os que não gostam de ler!!!

Marli
Marli
3 anos 8 meses atrás

estudei muito nessa biblioteca. saudades

wpDiscuz
(41) 9683-9504