São João

Unidos contra o crime

Escrito por Andrea Côrtes

A falta de segurança na Rua José Valle, no bairro São João, em Curitiba, levou moradores e comerciantes a se unirem para resolverem um problema que vem assustando a população da região: os constantes assaltos ao comércio e também às residências. “Fui assaltada oito vezes em apenas um ano. O último foi em novembro do ano passado, às 14h30 da tarde. Cheguei a ser amarrada, levei coronhada na cabeça. Estava sozinha com meu filho e mais três funcionários. Eu trabalho com muito medo”, relata a comerciante Carmen Lucia Caixes, 58 anos, proprietária de uma padaria no bairro há 20 anos.

Valter: tecnologia como aliada. Foto: Giuliano Gomes
Valter: tecnologia como aliada. Foto: Giuliano Gomes

Para tentar reduzir o número de assaltos na região os comerciantes estão usando a tecnologia como aliada, avisando uns aos outros através de mensagens, Whatsapp e ligações sempre que há alguém suspeito andando pela rua e rondando o comércio ou as residências. “Nós resolvemos nos unir para criar alternativas de minimizar o problema. Também estamos estudando a implantação de um equipamento sonoro para dar ainda mais segurança”, explica o comerciante Valter Rodrigues, 47 anos, dono de um açougue no bairro.

Fernando: nos trancaram no banheiro e levaram mercadoria e dinheiro. Foto: Giuliano Gomes
Fernando: nos trancaram no banheiro e levaram mercadoria e dinheiro. Foto: Giuliano Gomes

Fernando Cesar Augusto Dobrado, 27 anos, ajuda Valter no açougue e contou que o último assalto há quatro meses deixou todos bem assustados. “Era perto das 10h30 da manhã quando dois homens entraram perguntando o preço das carnes. De repente eles nos trancaram no banheiro e levaram dinheiro e mercadoria. O prejuízo foi de uns R$600, além da humilhação”, relata Fernando. Segundo os comerciantes do bairro, falta uma fiscalização mais ostensiva por parte da polícia.

“Nós estamos fazendo a nossa parte, mas as autoridades precisam fazer a delas e nós vamos cobrar dos vereadores”, afirma Carmen. De acordo com a Polícia Militar, o policiamento nas ruas da região está sendo realizado diariamente com policiais e viaturas. A corporação promete prosseguir com o patrulhamento na região. Além disso, se os comerciantes e moradores já possuírem características de marginais ou até informações como placa de veículo, devem repassar à Polícia Civil, que é responsável pela investigação e identificação de suspeitos.

Leia mais sobre São João

Sobre o autor

Andrea Côrtes

(41) 9683-9504