Publicidade

São João Tingui

Memória ucraniana

Para quem tem mais de 30 anos, parece que foi ontem, mas o Memorial Ucraniano acaba de completar 20 anos. A inauguração do monumento, no dia 26 de outubro de 1995, pode ser contemplada até o dia 6 de dezembro em uma exposição fotográfica com imagens de Ruy Rebka Prado que, na época, registrou o evento. Para quem já conhece o espaço, além dessa exposição, o Memorial localizado no Parque Tingui, no bairro São João, reserva uma oportunidade permanente de contemplar o acervo composto de pêssankas (ovos pintados à mão), ícones de bordados.

A forte religiosidade dos imigrantes ucranianos respalda a construção de madeira em estilo bizantino, que consiste em uma réplica da Igreja ucraniana de São Miguel, construída na Serra do Tigre, em Mallet. ‘Existe um grande valor arquitetônico na obra, mas partimos do princípio que não existe arquitetura sem uso. Ao reproduzir à Igreja de São Miguel, houve a intenção de remeter à nossa comunidade a religiosidade da etnia e instigar a reflexão‘, defende o diretor de patrimônio histórico, artístico e cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Hugo Moura Tavares.

Essa função de resgate, de acordo com Tavares, ganha contornos ainda mais importantes com os movimentos imigratórios da atualidade. ‘Perceber o quanto fomos influenciados pelos imigrantes e a compreensão sobre a adaptação dos povos refugiados amplia a nossa forma de olhar para situações como a dos refugiados da Síria‘, aponta.

Beleza histórica

Foto: Gerson Klaina.
Josalaine: “mal posso esperar para ver a Natália pedalando nessa paisagem”. Foto: Gerson Klaina.

Mesmo quem não possui origem ucraniana sente-se atraído pela beleza do monumento principal e as estruturas anexas, como a pêssanka gigante e a obra em alusão ao Holodomor (em homenagem às vítimas do genocídio que dizimou 20% da população ucraniana nos anos de 1932 e 33.

‘Moramos em Campo Largo, mas o Memorial é um dos meus locais preferidos para trazer os familiares de fora e mesmo para o nosso lazer‘, conta a atendente Josalaine Barbosa da Silva, 24 anos. Ela fez questão de registrar a gestação da sua primeira filha, hoje com nove meses de vida, no local. ‘Agora eu a trago aqui e mal posso esperar para ver a Natália pedalando nessa paisagem‘, projeta.

Serviço
Exposição fotográfica dos 20 anos do Memorial Ucraniano
De terça a domingo, das 10h às 17h45
Até 6 de dezembro
Entrada franca
Local: Rua Mba de Ferrante, s/nº, no Parque Tingui – Tingui

Leia mais sobre Tingui

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

Magaléa Mazziotti

Magaléa é jornalista desde 2001, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. E-mail: magaleam@tribunadoparana.com.br Twitter: @Maga_M

(41) 9683-9504