Publicidade

Santo Inácio

Busão desalinhado

Carolina Gabardo Belo

Usuários do sistema de transporte coletivo não gostaram das alterações feitas nas linhas de ônibus que passam pelo Santo Inácio. Em abril, a linha alimentadora Tuiuti-Barigui mudou de nome – passou a se chamar Santa Felicidade-Campina do Siqueira – e de itinerário, deixando de passar pela Rua Tobias de Macedo Júnior.

Desde então, os passageiros reclamam que ficou mais complicado pegar ônibus no local, apesar de as linhas Montana e Saturno continuarem passando pelo trecho. “O problema é que nos horários de pico a frequência das linhas é inadequada”, reclama o leitor Marcelo Pinto da Rocha, que entrou em contato com a Tribuna. “Em alguns horários, os coletivos trafegam com excesso de passageiros, gerando desconforto e insegurança, já que trafegam por um trecho de rodovia federal”.

Espera

Segundo passageiros, o tempo de espera aumentou. “Os dois ônibus passam juntos e agora temos que ficar esperando um tempão. Antes não era assim, se você perdia um ônibus, o Tuiuti-Barigui passava depois”, comenta a cuidadora de idosos, Sueli Kaminski, 59, que, com medo de perder o coletivo, conta que às vezes vai correndo até o ponto de ônibus. “Agora a gente fica bastante tempo por aqui, com a outra linha era ótimo”.

Horários reprogramados

“Agora a gente fica bastante tempo por aqui”, diz Sueli. Foto: Felipe Rosa.
“Agora a gente fica bastante tempo por aqui”, diz Sueli. Foto: Felipe Rosa.

De acordo com a Urbs, a oferta das linhas Saturno e Montana está adequada à demanda da região, conforme indicou uma avaliação recente no sistema.

“Esse cálculo é feito com critério previsto em lei que considera a capacidade do ônibus (sentados mais seis pessoas em pé por metro quadrado) em hora de pico”, argumenta o órgão. Apesar disso, a Urbs informa que está fazendo uma reprogramação de horários para permitir melhor intercalação no trajeto. Novas avaliações estão programadas para os próximos meses.

O órgão explica ainda que o trajeto da linha Santa Felicidade-Campina do Siqueira não pode ser alterado, pois “deixaria de passar no portão da Tuiuti, que é o local de maior demanda e motivo da existência desta linha.

Ou seja, a Urbs vai reprogramar o horário das linhas Saturno e Montana beneficiando esses usuários e manterá o Santa Felicidade-Campina do Siqueira”.

Leia mais sobre Santo Inácio

Sobre o autor

Carolina Gabardo Belo

Carolina Gabardo Belo

Carolina é jornalista e gosta de contar boas histórias! E-mail: carolinab@tribunadoparana.com.br

(41) 9683-9504