RMC São José dos Pinhais

Lama pra todo lado

As constantes chuvas de verão, comuns nesta época do ano, estão danificando grande parte da pavimentação do bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais. A partir de uma mensagem recebida pelo Whatsapp 9683-9504, a equipe da Tribuna percorreu as ruas das vilas Iná, Fênix e Jardim Modelo, onde ouviu de moradores que a situação está ruim há tempos, mas só piora.

Salvo algumas vias principais, por onde passam ônibus do sistema de transporte coletivo, a maioria está em más condições, com buracos e remendos, o que significa transtornos para a população que precisa passar diariamente pelo local, tanto a pé quanto de carro.
“De todo jeito é ruim. Muita gente aqui joga pedras pra tampar os buracos, mas piora tudo depois da chuva. Fica tudo esburacado e nunca temos previsão de quando vão arrumar”, comenta o autônomo Adilson Bueno da Silva, 37, que frequenta o bairro há 15 anos e diz que “sempre foi assim”. O também morador da região, Lenilson Soares dos Santos, 21, conta que tanto o período de chuva quanto o de seca prejudicam a população. “É um ou outro, ou pó ou lama”, lamenta.

De acordo com a administração municipal, as vias mais importantes da região, as ruas David Campista e Ângelo Porfírio Berton, receberam pavimentação definitiva junto com outras que necessitavam de manutenção. O bairro ainda deve receber mais melhorias na pavimentação, com obras de asfalto definitivo, mas “aguarda um posicionamento do governo do Estado para a execução da obra de ampliação da Avenida Rui Barbosa, uma das principais vias de ligação do município. Além da ampliação da via, também será construído um binário paralelo à avenida”, informou nota enviada pela assessoria de imprensa.

Jardim Modelo não faz jus ao nome

Prefeitura promete estudo para avaliar quem está em pontos de risco (Giuliano Gomes)
Prefeitura promete estudo para avaliar quem está em pontos de risco (Giuliano Gomes)

A situação fica ainda mais complicada no Jardim Modelo, onde a região não conta com pavimentação. “Não dá pra passar, está tudo muito precário. Às vezes vinham aqui, melhorava um pouco, mas logo depois quebrava o antipó tudo de novo”, afirma o marceneiro Pedro Miranda, 67, que mora em uma das poucas ruas da vila que conta com antipó.

A continuação da Rua Marechal Hermes é apenas um dos exemplos das más condições do local. O morador Renato Fraga, 34, garante que, apesar de não parecer, a via já foi coberta pelo antipó. “Quebraram tudo aqui, e o pior é o mau cheiro, principalmente quando tem muito sol”, reclama.

Renato: "O pior é o mau cheiro"
Renato: “O pior é o mau cheiro”

Adiante do Colégio Estadual Shirley Catarina Tamalu Machado, o barro toma conta das ruas. A região, porém, não está regularizada junto à prefeitura. “Não temos esgoto, prometeram que nesse ano iam regularizar tudo, mas não sei se isso vai acontecer”, diz, esperançoso, o aposentado João Zubem da Silva, 60, morador do Jardim Modelo há mais de 15 anos. “Tem muita necessidade de fazer isso”.

João Zubem: "Não temos esgoto".
João Zubem: “Não temos esgoto”.

A regularização, porém, ainda não tem data para acontecer. O município classifica o Jardim Modelo como o “resultado de um loteamento clandestino, feito sem a autorização da prefeitura” e que representa sérios riscos aos moradores por estar em uma área de inundação. “A prefeitura solicitou um levantamento topográfico para descobrir quais moradores poderão continuar nas suas casas e quais precisarão ser remanejados. Com este estudo será possível definir quais áreas estão em pontos de risco e quais não estão”, explicou a assessoria de imprensa da prefeitura.

Contato direto

Moradores que desejam solicitar melhorias nas ruas onde moram devem procurar o canal “Fale Conosco”, da Prefeitura de São José dos Pinhais. A ferramenta está disponível no site http://www.sjp.pr.gov.br/ ou na página do Facebook (https://www.facebook.com/Prefeitura.SJP). “Lá o cidadão pode relatar o problema e indicar a melhoria que o pedido será encaminhado para a secretaria competente e em seguida receberá um protocolo para acompanhar o pedido”, orienta a administração municipal.

Leia mais sobre São José dos Pinhais

Sobre o autor

Carolina Gabardo Belo

(41) 9683-9504