RMC São José dos Pinhais

Atraso na creche

 

A comunidade do Jardim Cruzeiro espera com expectativa a inauguração do Centro Municipal Educação Infantil (CMEI) no bairro, que se chamará CMEI Quero-Quero Aprender. Enquanto as atividades não começam, famílias reclamam que não têm onde deixar os filhos, o que compromete a rotina de quem precisa trabalhar. A estrutura já está pronta e ocupa um quarteirão entre as ruas Castro e Otávio Claudino de Camargo. O edifício conta com várias salas e equipamentos de lazer para os alunos, mas foi possível observar que o mato já está crescido.

De acordo com a prefeitura, o prédio apresentou diversos problemas no serviço realizado pela empreiteira e por isso não foi aprovado pelos fiscais nem pelos engenheiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “A empreiteira demorou para consertar tudo que foi solicitado nos relatórios. Esse atraso acarretou na demora para inaugurar o CMEI, que estava previsto para o início do segundo semestre de 2014”, esclarece o município. A obra só foi entregue no final de novembro do ano passado.

Apesar dos problemas, a previsão para que a unidade comece a receber os alunos é para o início deste ano letivo, em fevereiro, e antes de abrir as portas, será realizada a manutenção do local. Para os pais que esperam pelo início das aulas, o sentimento ainda é de incredulidade. “Acho meio difícil”, observa o analista de manutenção Fábio More Jr., 31, que mandou uma mensagem relatando o problema pelo WhatsApp da Tribuna (9683-9504).

Espera

Sem local para deixar a filha de dois anos, a família precisa se desdobrar para cuidar dela. Fábio trabalha em Pinhais e sua esposa no Centro de Curitiba. Enquanto os dois estão no trabalho, a menina fica com a avó paterna, que também mora na capital. A mãe vai de carro para Curitiba e só volta para casa no início da madrugada, junto com a garota.

Fábio, com a filha de dois anos: enquanto CMEI não abre, família precisa se desdobrar. Foto: Felipe Rosa
Fábio, com a filha de dois anos: enquanto CMEI não abre, família precisa se desdobrar. Foto: Felipe Rosa

“Minha esposa sai de casa antes de eu voltar do trabalho e só chega bem mais tarde. Se tivesse a creche eu pegava minha filha na escola, que é do lado de casa”, explica. Fábio conta que desde a gravidez da esposa ele acompanha o andamento das obras e não entende o porquê da demora na entrega. “É um lugar bonito, mas já está todo pichado, abandonado. Quase todos os moradores aqui precisam da creche”, lamenta.

Matrículas

Pais interessados em matricular seus filhos no CMEI Quero-Quero Aprender devem procurar o CMEI mais próximo para preencher a ficha de intenção de matrícula. Como o novo CMEI ainda não está aberto para a comunidade, as famílias devem ir, a partir de 5 de fevereiro, ao CMEI Sossego da Mamãe, na Rua Laura Lopes Latuf, 877 – Jardim Santos Dumont IV.

Leia mais sobre São José dos Pinhais

Sobre o autor

Carolina Gabardo Belo

(41) 9683-9504