Portão

Saindo do alerta

Escrito por Andrea Côrtes

Após quatro meses de espera, os sinaleiros instalados em novembro do ano passado na rápida do Portão sentido Centro, no cruzamento das ruas Maranhão e Eduardo Carlos Pereira, devem começar a funcionar nesta semana. Esta é a promessa da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), que finalmente confirmou o início da operação dos equipamentos. A situação foi destaque da primeira edição da Tribuna Regional do Portão e foi alvo de nova reportagem na edição que começou a circular no último sábado.

Ao longo deste período, não faltaram solicitações à prefeitura. “Acidentes acontecem todos os dias nesse local. Já abri protocolo no 156, mas não obtive resposta. Já foram feitos abaixo-assinados, a Tribuna já veio aqui há uns três meses, no entanto nada foi feito. Um dos sinais está em alerta e isso está causando vários engavetamentos no local. Enquanto isso a gente presencia vários acidentes”, relata a moradora Ana Cristina Schleder Silva, 38 anos. Segundo ela, a até a síndica de um dos prédios da rua orientou os moradores para que todos ligassem na prefeitura e fizessem uma reclamação.

De acordo com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran), seis acidentes ocorreram no cruzamento somente neste ano, mas segundo os moradores o número é muito maior já que boa parte das colisões são pequenas e os motoristas não fazem boletim de ocorrência. Ruim para os carros, pior ainda para os pedestres que precisam atravessar a rápida e movimentada rua Eduardo Carlos Pereira. A moradora Angela Cocoten, 25 anos, relata a demora para conseguir atravessar a rua. “Se eu não sair correndo no meio dos carros fico mais de meia hora esperando”, conta Angela que tentava cruzar a via com sua filha de cinco anos.

Há 15 anos trabalhando neste cruzamento, o proprietário da banca Anjho, Olívio Corrêa, chegou a sair da casa onde morava na via rápida por causa dos inúmeros acidentes e afirma que as vendas caíram muito devido a tantos atropelamentos. “Quantas pessoas mais vão precisar morrer para que a situação mude? Ai as autoridades alegam que existem outras prioridades. Mas essa rua é movimentada, liga muitos bairros até o centro da cidade. Tem um grande shopping perto, o terminal de ônibus. Isso não pode continuar acontecendo”, diz Olívio.

A Setran diz que estão sendo feitos ajustes no projeto viário e de trânsito na região, como nova sinalização e alteração no sentido de ruas.

Data (finalmente) definida

Nesta terça-feira (3), no dia seguinte à postagem da matéria, a Setran informou que na quinta-feira (5) fará alterações de sentido na Rua Maranhão, no bairro Portão. A via passa a ter sentido duplo da Rua Ponta Grossa para a Rua Álvaro de Andrade. Também serão instalados semáforos no cruzamento da Rua Maranhão com a Rua Eduardo Carlos Pereira. Os trabalhos serão iniciados às 9h, com agentes da Setran no local para orientar o trânsito.

Leia mais notícias sobre o Portão.

Sobre o autor

Andrea Côrtes

(41) 9683-9504