Pinheirinho

Futuro melhor pras crianças

No período em que não estão na escola, 90 crianças de famílias carentes que moram no Pinheirinho têm uma oportunidade especial: participar das atividades do Projeto Construindo Futuro, realizado pelas Irmãs Guadalupanas de La Salle. Como mostramos na Tribuna Regional Pinheirinho, o objetivo vai muito além de oferecer formação e estimular os pequenos, mas sim prestar um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Capoeira é uma das atividades oferecidas por projeto social no Pinheirinho. Foto: Giuliano Gomes
Capoeira é uma das atividades oferecidas por projeto social no Pinheirinho. Foto: Giuliano Gomes

A programação é variada. Os participantes, com idades entre seis e 16 anos, fazem aulas de capoeira, dança, futebol, informática, línguas estrangeiras e outros, e mostram a satisfação

de participar de cada atividade. As famílias também não ficam de fora e com frequência estão na sede do projeto para interagir com seus filhos. “É muito integrador, promovemos a convivência, os vínculos familiares. Estimulamos a formação da cidadania, o desenvolvimento da identidade, a sociabilização”, apresenta a Irmã Carla Andreia Antonello, presidente da Associação Guadalupana de Educação Lassalista.

A iniciativa tem convênio com a prefeitura de Curitiba e, para participar do projeto, as famílias devem estar cadastradas junto ao Centro de Referência da Assistência Social, que realiza do Cadastro Único. Por conta da parceria com o município, as responsáveis pelo projeto também fazem encaminhamentos a outros programas sociais.

“Fazemos com que elas participem das políticas públicas, para despertar os seus deveres e garantir seus direitos. É grandioso, queremos que eles se reconheçam como pessoa”, destaca Irmã Carla, que se emociona ou contar sobre os reencontros com ex-participantes do projeto e que deram um novo rumo às suas vidas. Além disso, é preciso que a criança ou o adolescente esteja frequentando a escola para participar do projeto. “Digo sempre que aqui recebemos a criança com a ternura de mãe, mas com a firmeza de pai, respeitando as individualidades de cada um”.

A equipe conta com quatro educadores e duas irmãs, que realizam o atendimento. Entre eles, está o instrutor de capoeira Felipe Gonçalves, conhecido como Instrutor Cica, envolvido no projeto desde o começo do atendimento, em 2009. “A gente observa a evolução deles. A arte marcial trabalha muito a disciplina e isso acaba se refletindo em casa, nos estudos”, comemora o instrutor.

Doações

O Projeto Construindo Futuro aceita doações em dinheiro e mantimentos como material escolar, de limpeza, alimentos e roupas. Contato: 3349-2772 – Facebook: www.facebook.com/ProjetoConstruindoFuturo

Veja mais sobre o Pinheirinho!

Sobre o autor

Carolina Gabardo Belo

(41) 9683-9504