Pilarzinho

Conhecimento livre

O esforço em conciliar o desenvolvimento urbano à preservação do meio ambiente é uma preocupação cada vez mais presente na sociedade. Há 24 anos, Curitiba entrou para o mapa global como pioneira no tema da sustentabilidade ao criar um espaço dedicado a disseminar práticas e conhecimentos sobre o meio ambiente à população em geral. Desde 1991, a Universidade Livre do Meio Ambiente, discretamente localizada no Pilarzinho, oferece ao cidadão uma verdadeira sala de aula a céu aberto.

Só em 2014, a Unilivre atendeu a mais de 3 mil pessoas, entre os cursos e visitas acompanhadas. Isso sem contar as pessoas que aproveitam a beleza da paisagem para conhecer o lugar. “Nosso principal objetivo é sensibilizar o público e despertar o interesse dele pela cadeia de acontecimentos que nos conecta ao meio ambiente. Tentamos fazer com que as pessoas passem a olhar a cidade sob uma perspectiva diferente, para que as pessoas consigam repensar os próprios hábitos”, explica o educador ambiental Raphael Frederico Neto.

Unilivre já atendeu mais de 3 mil pessoas. Foto: Felipe Rosa.
Unilivre já atendeu mais de 3 mil pessoas. Foto: Felipe Rosa.

Com três salas de aulas no meio de um bosque, ele aponta que o grande diferencial da Unilivre tem sido trabalhar com uma didática completamente diferente. “Nós desenvolvemos projetos específicos para serem trabalhados com escolas, assistidos por entidades sociais, empresas e sindicatos. Tentamos tirar aquele aspecto frio da ciência porque a intenção não é formar peritos, e sim pessoas preocupadas em fazer a sua parte para que o meio em que ela vive possa se tornar melhor através do próprio engajamento dela”, defende Raphael.

Bela paisagem

Além do curso, muitas pessoas aproveitam a bela vista da Unilivre para o lazer, além do registro garantido de ótimas fotografias. “Fazia alguns anos que não vinha aqui, mas aproveitei que as crianças estão em férias para eles conhecerem o lugar. É gostoso para eles conhecerem e bom para mim de acompanhar, pois é pouco movimentado e consigo ficar de olho neles”, conta a moradora do Água Verde, Nadia Teixeira Xavier.

Serviço
Unilivre
Endereço: Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho
Telefone: (41) 3254-3734

Leia mais sobre Pilarzinho.

Sobre o autor

Samuel Bittencourt

(41) 9683-9504