Lindóia

Solução verde

Cansado de ver tanto lixo e entulho jogados na rua onde vive, o motorista de caminhão Maurílio Lopes da Silva, 47 anos, decidiu arregaçar as mangas e mudar de vez a paisagem do lugar. Há cerca de três anos o morador passou a cuidar dos canteiros da Travessa da Esperança, no Lindóia, e de lá para cá, ao invés de sujeira, ele e seus vizinhos desfrutam das ervas e folhas plantadas na horta, que afastaram do local o problema do despejo irregular de lixo.

“Moro aqui há 40 anos e o problema do lixo sempre existiu. As pessoas jogavam aqui e no valetão em frente todo o tipo de lixo e entulhos, como restos de madeiras e móveis. Isso me incomodava e, por isso, comecei a me organizar e plantar neste espaço couve, cebolinha, almeirão, alho de cheiro e algumas flores. É um espaço pequeno, mas já faz a diferença. Até as ratazanas que viviam no lixo sumiram. Além disto, não planto só pra mim, quem quiser algo pode pegar, à vontade”, relata.

Foto: Ciciro Back.
Maurílio: O problema do lixo sempre existiu. Foto: Ciciro Back.

Mas segundo Maurílio, as mudanças feitas na travessa infelizmente ainda contrastam com outras ruas da região, que seguem com muito entulho a céu aberto. “Onde moro está limpo, mas perto daqui, na Rua Henry Ford mesmo, ainda há montes de entulho. Se tivéssemos uma caçamba ou um lugar para jogar o lixo seria ideal. Assim as pessoas poderiam se organizar e deixariam de jogar lixo na rua e nos rios”.

Destinação correta

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) informa que não há possibilidade de disponibilizar uma caçamba ou um local para depósito e recolhimento do lixo e dos entulhos, já que a prefeitura disponibiliza os serviços: coleta de entulhos em pequena quantidade (de até cinco carrinhos de mão e mobiliário como colchões e sofás velhos), coleta de resíduos sólidos domiciliares (orgânicos) e recicláveis e coleta de lixo tóxico. A frequência das coletas na região pode ser consultada no http://coletalixo.curitiba.pr.gov.br. A SMMA ainda alerta que o lançamento de resíduos em locais inadequados, bem como a queima de resíduos, são crimes ambientais que podem acarretar em penalidades previstas em lei, com as multas valoradas de acordo com a gravidade da infração cometida.

Leia mais sobre Lindóia.

Sobre o autor

Paula Weidlich

(41) 9683-9504