Hauer

Leve, leia, devolva

O espaço ocupado não chega a meio metro quadrado, mas já rendeu incontáveis oportunidades de leitura. Os cinco caixotes de feira, empilhados à entrada da loja de doces na Avenida Marechal Floriano Peixoto, servem de morada para os livros da biblioteca comunitária do Ciclo do Livro. O projeto do comerciante José Maria Augustinho, 53 anos, visa oferecer literatura sem nenhum tipo de burocracia no Hauer. Em troca, só espera que os livros retornem para as prateleiras customizadas e ganhem a chance de ser relidos.

O projeto foi criado em 2013 e ganhou o atual formato para que pudesse sair do papel e ter chances de expansão. A ideia era ter uma biblioteca à disposição da comunidade do bairro, sem que fosse necessário fazer cadastro ou houvesse prazo para a devolução. “Se fosse em um lugar específico, teria de ter uma pessoa contratada para isso, pagar conta de luz, aluguel. Então decidi trazer para a loja, em que o custo é zero. A intenção era ampliar para outros pontos”, conta Augustinho.

Foto: Ciciro Back.
A ideia era ter uma biblioteca à disposição da comunidade do bairro. Foto: Ciciro Back.

A segunda parte do plano ainda não aconteceu. Mas também é um projeto que ainda não descartou. “No meu caso, vejo que adicionou a imagem de um estabelecimento cidadão, preocupado com o conhecimento”, fala.

São mais de mil livros em circulação, estima o comerciante. A conta é feita com base nos exemplares que foram emprestados e nunca voltaram. Os favoritos das pessoas são os best sellers que volta e meia são doados, como O caçador de pipas e Cinquenta Tons de Cinza. Também é possível encontrar clássicos da literatura, como obras do criador do Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle, ou do cânone nacional Machado de Assis. “As pessoas ainda não aprenderam o segundo objetivo do Ciclo Do Livro, que é devolver. Muitos acham que é um projeto de troca de livros. Outros não pensam que outros poderiam ler o mesmo livro. Por isso é importante insistir, para que se crie essa cultura da devolução”, explica.

Serviço:

Biblioteca Comunitária

Av. Marechal Floriano Peixoto, 5537 – Hauer

Telefone: (41) 3277-2383

Leia mais sobre Hauer.

Sobre o autor

Adriana Brum

(41) 9683-9504