Hauer

Comunidade na praça

A Praça Alfredo Hauer passará a contar com uma intensa programação cultural e de lazer a partir de outubro. A medida visa não só promover atividades para a comunidade, mas também garantir mais segurança ao local com uma solução diferente, estimulando a comunidade a ocupar e usufruir do espaço.

A ação é uma iniciativa do Conselho de Segurança (Conseg) do Hauer. ‘Partimos do princípio que praça ocupada não dá ocorrência, porque um lugar limpo, bem cuidado, iluminado e com pessoas afasta bandidos‘, defende o diretor do Conseg, Wilson Batista Júnior. O comerciante Gilson Santana de Oliveira e o contador Marcelo Paiva, que também são moradores da região e integrantes da diretoria do Conseg, afirmam que essa medida já foi utilizada em outro espaço de lazer no Hauer – o Bosque Reinhard Maack – e a criminalidade baixou drasticamente.

Conseg ainda batalha pela instalação de um posto avançado da Guarda Municipal. Foto: Felipe Rosa.
Conseg ainda batalha pela instalação de um posto avançado da Guarda Municipal. Foto: Felipe Rosa.

Para viabilizar a programação, o fundamental foi o engajamento da comunidade com o Conseg. Prova disso, que a primeira atividade confirmada será por meio da parceria com o Santuário Rita de Cássia, localizado defronte à praça. ‘O padre vai fazer a tradicional passagem da Nossa Senhora Aparecida na praça, ao invés do Santuário‘, antecipa Wilson.

Além da programação para a comunidade, outras benfeitorias devem reforçar a segurança do local. O coordenador de Assuntos com a Comunidade da Regional Boqueirão, Indalécio Martins, afirmou que a iluminação da praça será reforçada com a troca das lâmpadas atuais pelas de LED. ‘A praça está dentro do roteiro da prefeitura e isso deverá acontecer ainda neste ano‘, promete.

Outra ação é a poda de algumas árvores que servem de esconderijo a marginais. O Conseg ainda batalha pela instalação de um posto avançado da Guarda Municipal. ‘Havia um posto que foi mal projetado e os vândalos queimaram. Pretendemos sensibilizar as autoridades sobre a importância de termos uma estrutura para que a equipe da GM possa melhor atender a região‘, defende Wilson.

Leia mais sobre Hauer.

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504