Guabirotuba

Opção de lazer

Escrito por Tribuna do Paraná

Extensa área verde, quadras de esporte, academia ao ar livre e pista para corrida ou caminhada. Com estes atrativos, a Praça Abílio de Abreu, conhecida como Parque Guabirotuba, é o ponto de encontro de moradores e famílias da região. “No final de semana enche de gente aqui, vem famílias inteiras”, comenta o morador Anézio, que de sua casa acompanhou a construção do local desde os primeiros trabalhos. “Era tudo mato quando vim morar aqui. Vi a construção das pistas, instalação da iluminação. O pessoal da igreja fazia a via sacra no escuro”, lembra.

E mesmo com o grande movimento, ele garante que nunca precisou chamar a polícia por causa de tumulto no local. O principal problema, afirma Anézio, é o furto de cabos e luminárias. O local, inclusive, é apontado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas como um dos pontos com maior reincidência deste tipo de ocorrência. “Nosso maior problema é com a reincidência. Temos que refazer o serviço repetidas vezes e o material volta a ser furtado. Às vezes a população fica com a impressão de que nada é feito”, comentou o diretor de Iluminação Pública da secretaria, Rodinei Caetano, em matéria publicada no site da prefeitura de Curitiba.

Opção

Para a fisioterapeuta Simone Caproni, 45, a praça é o destino certo para passear com a família e os cachorros. Ela, que cresceu próximo à praça, faz questão de frequentar o local, principalmente porque não tem nenhuma outra estrutura semelhante perto de sua casa. “Moro de frente para a BR-277 e não conheço nenhum lugar assim por ali”, afirma. “Quando eu era pequena nós usávamos a praça para andar de carrinho de rolimã, de bicicleta, já era bem usada naquela época. Agora acho que ela está bem cuidada”, avalia.

Yoga

Além dos equipamentos de lazer, a praça também é utilizada pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Cajuru, que praticam aulas de yoga ao ar livre. A sede do Caps está localizada em frente à praça e o espaço é aproveitado para incrementar o tratamento realizado pelo centro, aliando a parte psíquica e física. Entre os benefícios estão a recuperação da saúde, controle da ansiedade, melhorias no sistema nervoso e a socialização entre os internos.

Leia mais sobre Guabirotuba

Sobre o autor

Tribuna do Paraná

(41) 9683-9504