enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

Fazendinha

Internet fácil

Foto: Ciciro Back.
Samuel Bittencourt
Escrito por Samuel Bittencourt

Quem passa diariamente pela Rua da Cidadania do Fazendinha pode encontrar à sua disposição uma sala com acesso liberado à internet. Pra utilizar um dos dez computadores do espaço pra navegar pela web disponível no Telecentro, basta o usuário levar a carteira de identidade e um comprovante de endereço e realizar o cadastro. Após o procedimento, o usuário conta com uma hora disponível pra acessar a internet, das 8h às 17h.

Atendendo uma média de 90 pessoas por dia, Vera Regina de Couto, a funcionária responsável por monitorar o uso das máquinas, conta que o telecentro atende a muitas necessidades. “Nosso público é muito variado, desde crianças que fazem trabalhos escolares ou apenas usam redes sociais, até universitários e trabalhadores que aproveitam o lugar pra imprimir documentos”, explica. No local é possível imprimir até três cópias sem custo algum.

“Muitas pessoas que vêm aqui não possuem nem computador em casa. Outros apenas utilizam os computadores pra passar o tempo mesmo, enquanto aguardam por algum serviço que vieram buscar na Rua da Cidadania”, afirma. A única proibição é em relação a conteúdos pornográficos. “Já tivemos casos, com muita raridade, de ter que bloquear o acesso de usuários por má utilização dos computadores. Mas isso é pouco frequente”, comenta.

Inclusão digital

Os Telecentros surgiram há dois anos, através de uma iniciativa pra promover a inclusão digital em parceria do governo federal – via Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) – com a prefeitura de Curitiba.

O Gesac é direcionado, prioritariamente, pra comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação. “Percebemos que muitas pessoas, principalmente crianças, acabam tendo o primeiro contato com a internet aqui. Em alguns casos instruímos como utilizar as máquinas, mas eles pegam o jeito rápido”, diz.

Serviço

O Telecentro fica na Rua da Cidadania Fazendinha/Portão, na Rua Carlos Klemtz, e funciona das 8h às 17h.

Leia mais sobre Fazendinha.

Sobre o autor

Samuel Bittencourt

Samuel Bittencourt

Samuel tem 27 anos e é jornalista na editoria dia-a-dia, E-mail: samuelb@tribunadoparana.com.br Twitter: @_Osamuel

Deixe um comentário

avatar

2 Comentários em "Internet fácil"


nrk
nrk
3 anos 7 meses atrás

Farol do Saber mandou lembranças!!

fernando rocha
fernando rocha
3 anos 7 meses atrás

Gostei da ideia, achei muito boa, agora todos os bairros podem ter internet de graça

wpDiscuz
(41) 9683-9504