Curitiba

Vai dar pizza!

O estudante de Sistemas de Informação Emannuell Dartora Cenzi, 21 anos, tentava pedir uma pizza junto com seus amigos, em Pato Branco, onde mora, quando teve uma ideia que iria definir seus rumos profissionais. “A gente sempre encontrava dificuldades na hora de fazer o pedido. Ou não dava para ver o cardápio, ou havia muita informação desencontrada no Google, ou não dava para saber se o pedido tinha sido confirmado”, conta. Uma lâmpada acendeu em sua cabeça: por que não criar uma ferramenta para facilitar o processo e matar a fome sem tanta enrolação?

Emannuell mostra a praticidade de sua invenção. Fotos Felipe Rosa.
Emannuell mostra a praticidade de sua invenção. Fotos Felipe Rosa.

Foi assim que surgiu o Pizza Já, um aplicativo para smartphone que localiza as pizzarias próximas, mostra o cardápio dos estabelecimentos – incluindo opções como pedir para tirar a cebola ou adicionar borda recheada -, mostra o valor da taxa de entrega, permite escolher a forma de pagamento e confirma quando o pedido foi aceito.

Para viabilizar a i[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=zgpxlMCw3KI[/youtube]deia, que surgiu em meados de junho de 2014, Emannuell fez três apresentações do projeto para o pai, até que ele aceitou financiá-lo. O estudante foi atrás de contatos e arranjou um designer e um programador. Em maio de 2015, colocava para rodar a primeira versão do Pizza Já, que teve mais de mil downloads. Hoje, o aplicativo funciona em Pato Branco, Francisco Beltrão, Curitiba e São José dos Pinhais, e tem um total de 29 pizzarias cadastradas.

O estudante explica que escolheu focar somente em um segmento – pizzarias – para acompanhar as últimas tendências do mercado. “Existem outros aplicativos de delivery de comida, mas como eles abraçam vários tipos de estabelecimento, não funcionam tão bem”, explica. O Pizza Já tem dois sistemas de negócio, com os quais consegue calcular o preço final da pizza meio a meio tanto pela média dos valores dos dois sabores quanto considerando o valor da pizza mais cara. “Assim, o aplicativo tem capacidade para atender 80% das pizzarias do país.”

O pedido via aplicativo não gera nenhuma cobrança adicional ao consumidor. Os estabelecimentos repassam a Emannuell uma pequena taxa por pizza encomendada através do Pizza Já.

 

Emannuell mostra a praticidade de sua invenção.  Fotos Felipe Rosa.

Empreendedor

Emannuell sempre teve tino para os negócios e vocação para trabalhar com informática. “Desde 2014 eu desenvolvia sites, fazia script, vendia hospedagem, mexia com SEO [otimização de sites]”, lembra. Quando viu que o aplicativo ia engrenar, procurou se profissionalizar, descobriu o que era uma startup – empresa com custos de manutenção baixos e crescimento rápido – e fez uma capacitação de empreendedorismo no Sebrae.

O estudante cuida da parte comercial e dedica seu tempo a prospectar novos clientes. Bate de porta em porta de pizzarias apresentando seu produto e aumentando a lista de estabelecimentos cadastrados. “Adoro fazer isso, nem parece trabalho. Consigo fechar 60% das prospecções”, comemora. Depois de Curitiba e região metropolitana, pretende levar o Pizza Já para São Paulo.

Serviço
App Pizza Já
Custo: Gratuito
Disponível para: Android e iOS
pizzaja.net

Sobre o autor

Luisa Nucada

(41) 9683-9504