Curitiba

Uísque e gin artesanais colocam Curitiba na rota dos destilados

Escrito por Gustavo Marques

Um curitibano está provocando uma mistura de sabores na boca dos apreciadores de uma boa dose. Seja pelo copo de uísque ou de gin, Mauro Mozzatto, de 49 anos, seguiu os conselhos do pai e está produzindo uma bebida que consegue unir o bem-estar do aroma com o sabor. A Friends, com sede na capital e fábrica em Pinhais, está no mercado há dois anos e coloca Curitiba como um cenário perfeito para aliar as tradicionais cervejas artesanais com um destilado encorpado e criativo.

O começo desta relação é familiar e acontece em muitas residências no Brasil. A pessoa mais experiente da casa ensina os segredos de como preparar uma boa comida, uma bebida diferente e o ensinamento passa de geração para geração. Neste caso, o patriarca dos Mozzatto gostava nos momentos de folga de dar atenção ao seu barril de carvalho para que a cachaça fosse envelhecida e proporcionasse uma qualificação no líquido.

“O pai, que já é falecido, sempre falava da madeira de carvalho e isto ficou na minha cabeça. Ele era técnico químico e bacharel em Direito. Tinha uma indústria de fertilizantes microbiológicos e desde cedo, aprendi a fazer misturas e conhecer ingredientes. Fiz o curso de Biologia e aprendi a respeitar a toxicidade de produtos naturais”, relatou Mauro, filho caçula do seu Eloir.

+Caçadores! Padrinhos fazem surpresa para noivos de Curitiba que adiaram o casamento por causa do coronavírus

Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Para chegar à produção de uísque e gin, o biólogo inicialmente pensou em fazer cerveja artesanal. Curitiba e cidades da região metropolitana estão entre as principais do Brasil na produção. No entanto, o destino mudou para Mauro Mozzatto quando ele tentou registrar a própria cerveja.

“Eu tinha tanques de inox que havia sobrado de uma empresa e pensei em fazer minha cerveja. Quando fui registrar, me informaram que existiam 214 cervejarias no Paraná e desanimei neste sentido”, conta.

Aí veio a ideia de produzir destilados, o que exigiu bastante dedicação. “Estudei muito para começar a produção. Foram dois anos de testes para comercializar, pois o uísque demora oito meses para ficar pronto. Tudo é feito artesanalmente com a colaboração dos clientes que sempre dão alguns pitacos. Lembro uma vez, que um sommelier (profissional especializado em bebidas alcoólicas) e que trabalhou em uma destilaria escocesa, demorou alguns segundos para dar a opinião. Fiquei até nervoso, mas ele ficou bem surpreso com o resultado. Estamos no início, mas o retorno já está sendo satisfatório”, comentou Mauro, o responsável técnico pela bebida.

Segredos para uma boa bebida

O segredo está nas lascas de carvalho francês bem tostados, que aumentam a sensação de doçura e fortalecem o sabor dos ingredientes. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Para os destilados, o processo de maturação e envelhecimento é fundamental para ter no copo uma boa bebida. No Brasil, as cachaças são envelhecidas em madeiras nativas como o carvalho, a amburana, a jequitibá, a araruva e outras dependendo da região no país. No caso da Friends, o segredo está nas lascas de carvalho francês bem tostados, que aumentam a sensação de doçura e fortalecem o sabor dos ingredientes. A estratégia deixa a dúvida no cliente, pois faz relembrar o gosto de uísque tradicionais pelo mundo. “Algumas pessoas ficam na dúvida se ele é um escocês ou bourbon, mas é brasileiro. Funciona como uma boa mistura e os americanos gostam. Mandei para lá os nossos produtos”, orgulha-se Mauro Mozzatto.

A novidade nos últimos dias ficou para o gin com hibisco. Com um vidro transparente e um rótulo dourado, a bebida avermelhada chega para agradar o rigoroso público feminino. “ O gin é totalmente retificado com botânicos naturais, inclusive o hibisco”, concluiu Mauro.

Gin com hibisco, na garrafa avermelhada, chega para agradar o paladar feminino. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Serviço

Para entrar em contato com a Friends, acesse www.friends.wiki.br  ou pelo telefone (41) 9 9981-0202. No site, os produtos estão catalogados com o preço a ser comercializado. Além disto, são três pontos de venda em Curitiba. Na Cervejaria Água Verde, no Mercado Familiar (Abranches), e na Casa Varela, no Jardim Social.

Sobre o autor

Gustavo Marques

(41) 9683-9504