Curitiba

Projeto inovador quer gerar energia elétrica com peso dos biarticulados de Curitiba. Conheça e ajude!

Projeto desenvolvido por estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná precisa passar em concurso para se tornar viável

Hidrelétrica, energia eólica, energia fotovoltaica, termoelétrica. São várias as possibilidade de se obter energia elétrica conhecidas e desde sempre o homem tenta descobrir novas alternativas, invariavelmente mais limpas (ecologicamente mais viáveis). Dois estudantes de Curitiba desenvolveram um novo modo de obter energia elétrica utilizando um personagem que já foi muito popular na cidade e projetou a capital internacionalmente: os ônibus.

No entanto, para transformar a ideia em algo viável, eles precisam se classificar em um concurso que vai premiar as melhores iniciativas do mundo para o desenvolvimento de novas ideias. O Red Bull Basement University teve votação até a noite desta quinta-feira (25) e Felipe Hermenegildo de Souza e Augusto Cesar Fantinelli de Carvalho conseguiram ficar entre os 10 mais bem votados no país. Os dois viram seus apoiadores crescerem após a divulgação do projeto aqui na Tribuna do Paraná.

Mas qual ideia eles tiveram?

Curitiba tem cerca de 150 kms de canaletas de ônibus, que são verdadeiras massas de metal que tem um peso enorme. Um bi-articulado, por exemplo, pesa em média 15 toneladas. Felipe (estudante de mecânica da UTFPR) e Augusto (que estuda mecatrônica) tiveram a ideia de usar esse peso para gerar energia. Como?

redbull2Já ouviu falar em Piezoeletricidade? “Fiz iniciação científica por muitos anos e uma professora minha me apresentou aos conceitos da piezoeletricidade. Fiquei com aquilo na cabeça. Neste ano tivemos um treinamento com o pessoal da Redbull, comentei sobre isso e eles curtiram a ideia. Depois veio o concurso e eles nos incentivaram a investir na ideia”, explicou Felipe à Tribuna do Paraná.

A piezoeletricidade é a capacidade de alguns cristais (no caso do projeto dos curitibanos é o quartzo) gerarem tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica. Quer mais pressão do que a dos ônibus de Curitiba fazem no asfalto? A classificação do projeto dos dois estudantes para a próxima fase do concurso será determinante para que os estudos avancem ainda mais.

“Não sabemos ainda a quantidade de energia que seria gerada pelos ônibus, mas eles são muito pesados. Basta ver que em alguns trechos das canaletas o asfalto já cedeu, há deformação”, contou Felipe. De acordo com o projeto, a ideia é gerar energia elétrica diretamente para manter a iluminação externa do campus Ecoville da UTFPR. “Ali passam várias linhas alimentadoras e também ligeirinho”, acrescentou.

O passo seguinte seria encontrar uma forma de armazenar a energia gerada, mas aí é outra história. Para que tudo se torne possível, Felipe e Augusto precisam da sua votação. Eles estão no limite da possibilidade de avançarem no concurso. Foram mais de 100 inscritos e apenas 30 vão para a próxima fase, que inclui subsídios para desenvolver o projeto e também o direito de defender a ideia para investidores em Berlin, na Alemanha.

Como votar?

Para votar acesse esse link e clique em votar. Não precisa de maiores cadastros, apenas se logar com o Facebook ou Twitter. O nome do projeto certinho para consulta é: “Geração de energia limpa para universidade utilizando as canaletas de ônibus“. Ajudem esses curitibanos a fazer história gerando energia elétrica limpa e sustentável.

O concurso

O Red Bull Basement University é onde os estudantes buscam inovar, colaborar e promover mudanças no campus por meio de soluções tecnológicas. Com base em 16 países e mais de 300 universidades, o projeto chama jovens inovadores para melhorarem a vida no campus, abordando os problemas. Eles são convidados a mostrar as suas melhores e mais brilhantes ideias tecnológicas e ajudaremos a obter o máximo impacto por meio de uma rede integrada de desenvolvimento, workshops, orientação e financiamento.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Sorria meu bem!

Sobre o autor

Eduardo Luiz Klisiewicz

Jornalista desde 2003, já foi repórter de jornal, site, rádio e TV, além de editor e comunicador. É coordenador de conteúdo das Tribuna desde 2017

(41) 9683-9504