Nesse ano, nada de trenó. Em Curitiba, se depender do prefeito Rafael Greca, Papai Noel só circula de buggy elétrico. A sugestão, feita em forma de brincadeira, foi dada aos empresários da startup curitibana eION que, há algumas semanas, lançaram o primeiro veículo do tipo desenvolvido 100% no Brasil. Com gasto de circulação equivalente a apenas um quinto dos veículos a gasolina, o “Buggy Power” foi desenvolvido há 6 meses a partir do projeto viabilizado pelo empresário e engenheiro eletricista, Milton Francisco dos Santos Junior que, depois do primeiro protótipo, pretende aumentar a frota.

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Com autonomia para circular até 500 quilômetros após carregado, o Buggy Power é o primeiro veículo lançado pela startup cujo engajamento ambiental motivou a viabilização do automóvel. Segundo Milton, além de econômico, o buggy é também “amigo do meio ambiente”. “Cada carro ‘normal’ substituído por um veículo elétrico, significa quase três toneladas de dióxido de carbono a menos no meio ambiente. Isso em um ano de uso”, revelou. Fácil de “abastecer”, basta plugar o buggy na tomada e aguardar a bateria completar. Igualzinho a um telefone celular. Para quem tem fonte de luz solar em casa, melhor ainda, já que o custo de abastecimento fica quase zero. “Você produz seu próprio combustível”, brinca o empresário.

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Produzido por uma equipe de 50 pessoas, o veículo foi apresentado oficialmente ao público, há menos de um mês, num evento da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e, na tarde da última quarta-feira (07), chamou a atenção das autoridades durante um evento voltado à tecnologia que aconteceu no espaço Workitiba, localizado no Parque Barigui. “O prefeito gostou da ideia. Ele sugeriu que utilizássemos o buggy em alguma ação de Natal, como trenó do Papai Noel. Nada foi combinado oficialmente, porém ele realmente demonstrou interesse”, disse.

Com o objetivo de aumentar a frota de veículos elétricos, a startup pretende disponibilizar o serviço de “car sharing” por meio de um aplicativo – a exemplo de países da Europa onde é possível a qualquer motorista “emprestar” o veículo em pontos da cidade, dirigir, e devolver em outro ponto de carga. “O serviço se assemelha ao de aluguel de bicicletas, já instaurado na cidade”, explica. Para tanto, a empresa busca investidores dispostos a contribuir com novos projetos e compradores para os modelos já existentes. Disponível nas versões Básica, Padrão, Econômica e Luxo, o buggy é vendido a R$ 200 mil e obedece as exigências de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

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