Luiz: A estrada está péssima.

Uma promessa feita em 2013 e que ainda não saiu do papel. A duplicação da Rodovia dos Minérios, principal ligação entre Curitiba e os municípios metropolitanos Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e Itaperuçu, continua sendo apenas um projeto. Mal cuidada, a PR-092 é sinônimo de perigo para os motoristas que precisam passar pelo local diariamente.

continua após a publicidade

A sinalização é precária e os buracos, constantes. “A estrada está péssima. Passo de carro por ela todos os dias e, mesmo conhecendo o trecho, sempre passo por um buraco ou outro. Sem falar que não tem sinalização. O que tem, o mato já engoliu”, lamenta o comerciante Luís Mendes, que trabalha às margens da Rodovia dos Minérios.

Emerson de Lara já perdeu as contas de quantos acidentes viu acontecer. Foto: Lineu Filho

Trabalhando em uma borracharia em frente à rodovia, Emerson de Lara já perdeu as contas de quantos acidentes viu acontecer. “Quando tem, é muito feio. Geralmente batida frontal e não é difícil ver gente muito machucada”, explica. No estabelecimento, vários pneus furados e rasgados mostram a dificuldade de se rodar pela via de maneira segura.

Em alguns trechos mais esburacados, a velocidade precisa ser reduzida principalmente pelos caminhões que passam carregados, para evitar danos no veículo. Sempre quando algum acidente acontece, o congestionamento passa a barreira dos quilômetros. “Por ser pista simples nessa região, qualquer coisinha já trava todo o trânsito”, diz Luís.

Obra de R$ 110 milhões

Em trechos esburacados, caminhoneiros precisam reduzir a velocidade para evitar danos no veículo. Foto: Lineu Filho
continua após a publicidade

A promessa foi feita há três anos. A informação do governo é de que as obras se iniciariam em 2014, o que não aconteceu. Pelo projeto, a duplicação deve começar no final da Rua Mateus Leme, em Curitiba e segue até a Estrada dos Romeiros, em Itaperuçu. Ao todo, devem ser duplicados 28,7 quilômetros.

A primeira etapa da obra será entre o Rio Barigui, no Contorno Norte de Curitiba, e o perímetro urbano de Almirante Tamandaré (4,6 km no total). O governo estadual estima dois anos de trabalho. O valor estimado deste trecho é de R$ 110 milhões, com financiamento do Banco do Brasil.

Projeto em fase final

O governo estadual estima dois anos de trabalho. Foto: Lineu Filho
continua após a publicidade

Por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná diz que o projeto executivo para as obras está em fase final de conclusão. Diz ainda que “todo o trecho duplicado terá equipamentos de segurança, como passarelas para pedestres, retornos em desnível e pontes readequadas”. A obra na totalidade deve ter custo aproximado de R$ 180 milhões.

Já com relação aos reparos necessários, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), órgão vinculado à secretaria, informa que técnicos fazem monitoramento constante nas rodovias, incluindo a PR-092. A assessoria de imprensa alega ainda que “o recapeamento emergencial e a roçada ou limpeza das áreas sobre responsabilidade do poder público são manutenções feitas quando há necessidade”.

Perigo na estrada

Mais de 100 acidentes já foram registrado em 2016 na Rodovia dos Minérios. Foto: Lineu Filho

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, do km 10 ao km 137, a Rodovia dos Minérios já registrou 113 acidentes de trânsito em 2016, além de oito atropelamentos, contabilizando 85 pessoas feridas e duas mortes.