Curitiba

Linha demorada

Motoristas que utilizam a Linha Verde Norte como rota devem esperar pelo menos dois anos até que as obras em todo o trecho estejam prontas. Por enquanto, apenas um dos quatro lotes está em fase de conclusão e os restantes ainda serão licitados.

Segundo operários, esforço está concentrado na parte subterrânea (Foto: Lineu Filho)
Segundo operários, esforço está concentrado na parte subterrânea (Foto: Lineu Filho)

A previsão da prefeitura de Curitiba é que toda a Linha Verde Norte fique pronta até dezembro de 2016, programação estimada “caso não ocorram problemas com a licitação dos lotes”. A observação leva em conta possíveis contestações judiciais por parte dos concorrentes ou falta de empresas interessadas em participar do processo.

O projeto da Linha Verde Norte segue até o bairro Atuba. A previsão é que o primeiro lote seja concluído até o final de janeiro do ano que vem. Trata-se da área de dois quilômetros entre a passarela metálica da Universidade Federal do Paraná, no Jardim Botânico, e o viaduto da Avenida Presidente Affonso Camargo, no Tarumã.

A obra começou em junho de 2011, mas sofreu atraso por problemas com as empreiteiras contratadas. As pistas já foram liberadas e resta apenas o trabalho na canaleta destinada aos ônibus do sistema de transporte coletivo.

Os Caçadores de Notícias estiveram no trecho durante a tarde de ontem. No local foram encontradas duas máquinas na área das canaletas de ônibus e trabalhadores em serviço. Conforme um deles, o esforço, por enquanto, está concentrado na parte subterrânea da via.

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Peças e obstáculos estão abandonados na margem da pista. (Foto: Lineu Filho)

No restante do que será a Linha Verde Norte, restam placas indicando o projeto do município. O mato no canteiro central está alto, mas o trabalho de roçada começou na tarde de ontem, realizado pela mesma equipe que esteve ali antes do início da Copa do Mundo.

Segundo a prefeitura, ainda em dezembro, o lote 3, referente ao trecho do viaduto do Tarumã e o Conjunto Solar, será licitado. As obras devem começar em março de 2015. Na sequência começam a preparação para os lotes 2 e 4. A licitação de ambos está prevista para acontecer no primeiro semestre do próximo ano. O início do trabalho está programado para outubro de 2015 (lote 2) e julho de 2015 (lote 4).

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Carolina Gabardo Belo

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