Judoca na Europa

Foto: Lineu Filho

O judoca Gabriel Adriano, 16 anos, está reunindo esforços para custear uma viagem para Bremen, na Alemanha, onde irá representar o Brasil no Circuito Europeu de Judô como integrante da seleção de base sub-18. A família precisa juntar R$ 6 mil até domingo para pagar os gastos com passagens, hospedagem e despesas diárias. Até agora, a vaquinha online feita para conseguir o montante arrecadou R$ 1.530.

Em paralelo ao financiamento coletivo na internet, Gabriel está vendendo rifas de tratamentos estéticos, oferecidos por uma clínica apoiadora, e também conta com um apoio da prefeitura de Curitiba, através da Lei de Incentivo ao Esporte. Com rotina de treinos intensificada e dieta rigorosa, ele está confiante.

“As expectativas são boas, estou me preparando bastante. São de dois a três treinos por dia”, diz. No domingo, ele parte para Pindamonhangaba, em São Paulo, onde passará por uma adaptação ao fuso horário alemão e fará treinamentos mais específicos, junto com o restante da seleção. Quatro dias depois, parte para a Alemanha, onde enfrentará seis oponentes de diversas nacionalidades. De Curitiba, irão também as judocas Natasha Ferreira, Maria Eduarda Damieli e Ana Camargo.

Gabriel garantiu a vaga para o campeonato europeu em novembro, em Salvador, Bahia. Faixa-preta no esporte, feito raro para atletas de sua idade, ele também acumula títulos de vice-campeão pan-americano, campeão brasileiro e conquistas estaduais.

Além do “paitrocínio”, que possibilitará a viagem se o financiamento coletivo não der certo, e do apoio de familiares, o judoca conta com a parceria da Sociedade Morgenau, onde treina, de seu professor Alan Vieira, do nutricionista Lucas Gossling e do professor de jiu-jitsu Rodrigo Fajardo, o “Pimpolho”.

Atleta nato

Gabriel faz 'vaquinha' para conseguir ir para a Europa. Foto: Lineu Filho
Gabriel faz ‘vaquinha’ para conseguir ir para a Europa. Foto: Lineu Filho

A trajetória do rapaz no judô começou aos 4 anos de idade, conta o pai, o autônomo Ronaldo Adriano, 49. “Colocamos o Gabriel para praticar o esporte na pré-escola, mais por uma questão de desenvolvimento de coordenação motora e interação com os colegas. Mas logo o professor me chamou no canto e disse que eu poderia investir, pois no futuro ele daria bons frutos”, conta.

Aos 6 anos, o menino entrou em uma academia de judô e, a partir de então, nunca parou de treinar. “Em 2010 ele começou a praticar com mais afinco, e ganhou o primeiro título em 2011, quando venceu o campeonato brasileiro”, lembra. A habilidade para as artes marciais pode ter sido herdada do pai, que é faixa preta em jiu-jitsu e karatê e também pratica judô.

“Agora quem está demonstrando interesse é minha filha de dois anos, Nicole Adriano. Ela é muito apegada ao Gabriel e todos os dias pede para ir para o tatame com ele”, revela.

Serviço:

Para contribuir com dinheiro e ajudar o Gabriel a competir na Alemanha, acesse a vaquinha online

Para comprar as rifas de procedimentos estéticos que serão sorteadas em abril, procure Gabriel no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna