Curitiba

Furto flagrado!

De cem em cem reais, o curitibano vai se habituando a visitar oficinas e lojas revendedoras de estepes usados. Com tantos arrombamentos a veículos registrados, comprar estepes originais não vale mais a pena em Curitiba. Alguns pontos da cidade registram tantas ocorrências que quem precisa estacionar na rua já sai prevenido com travas, protetores e cadeados antifurto.

Pneus1Não foi o caso de uma moradora do bairro Bacacheri, que divulgou um vídeo no seu perfil do Facebook, mostrando o momento no qual seu carro é arrombado por dois bandidos. A ação dura cerca de dois minutos. Os ladrões chegam de carro e estacionam atrás do veículo da moradora, um EcoSport branco. Com facilidade, um deles entra no carro pelo banco do motorista enquanto o outro aguarda do lado de fora. Enquanto se preparam para retirar o estepe do carro, um dos bandidos fuma tranquilamente um cigarro. Sem dificuldades, eles removem o pneu acoplado na parte traseira do veículo, e deixam o local. O vídeo já tinha, pelo menos até a manhã desta quarta-feira (25), 271 mil visualizações.

A situação choca justamente pela tranquilidade dos ladrões durante a ação. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Conjunto Solar, Luiz Tadeu Seidel Bernardina, a segurança no Bacacheri é complicada há muito tempo. De acordo com ele, os bandidos têm agido a qualquer hora do dia, em locais específicos. Algumas ruas do bairro, como Nicarágua, Guilherme Inlenfeldt e Eduardo Geronasso, são as favoritas dos criminosos. “A polícia vem quando a população aciona, mas é a viatura ir embora para o problema voltar a acontecer”, afirma.

Uma solução encontrada pelos moradores do bairro, segundo Tadeu, foi a criação de grupos no aplicativo Whatsapp, no qual a vizinhança emite alertas em relação a qualquer movimentação suspeita. A medida ajuda, mas não resolve. “Precisamos da presença da polícia. Não adianta recebermos visitas regulares da patrulha, e depois tudo voltar à situação anterior”, finaliza.

estepe2

Sobre o autor

Maria Luiza Piccoli

(41) 9683-9504