Curitiba

Caçador de Aurora Boreal

Escrito por Magaléa Mazziotti

Imagine a sensação de testemunhar a chegada de uma forte tempestade, mas no lugar da chuva, observar uma explosão em tons de verde e púrpura desenhando formas no céu. A beleza desse fenômeno proveniente das atividades solares no Ártico, conhecido como Aurora Boreal, inspirou o empresário curitibano Marco Brotto, 43 anos, a dar início a uma verdadeira caçada. Ele busca informações sobre o comportamento de todos os fatores que influenciam no magnetismo do sol e da Terra e que, dependendo das condições do tempo, brindam os céus de vários países do Hemisfério Norte com um espetáculo da natureza.

“É realmente fascinante, tanto que desde a primeira vez que testemunhei o fenômeno, em 2011, não consegui mais deixar de me interessar pelas atividades solares e voltar para ver novamente essa explosão de cores no céu”, explica. De lá para cá, Brotto embarcou em nove viagens a destinos diferentes como: Noruega, Finlândia e Estados Unidos (no Alasca).

Rumo à 10ª expedição, empresário revela o fascínio pela natureza. Foto: Arquivo pessoalEm uma delas, ele fez uso dos 11 gráficos que utiliza para estudar a formação do fenômeno e as condições que interferem na visualização do mesmo para programar a data em que levaria a então namorada, Laurize Ruzza, para a Noruega e lá fazer o pedido de casamento. “Foi no dia 12 de dezembro de 2012 e aconteceu conforme planejei”, comenta Marco, explicando que mesmo com toda a experiência e a série de estudos sobre o fenômeno, sempre há uma chance da “caçada” ser frustrada. “Quando vou sozinho, ajusto a rota e sigo até encontrar o local com melhores condições para a visualização”, conta. Ele já cruzou mais de 1,4 mil quilômetros sem parar a fim de encontrar o posicionamento ideal para assistir à Aurora Boreal.

Compartilhando informações

Desse encantamento pelo fenômeno também surgiu a vontade de compartilhar com outras pessoas esse destino. Além das milhares de fotos, ele passou a ajudar outras pessoas via redes sociais a viajarem em busca da Aurora Boreal. “Até mesmo pelo Facebook já guiei uma casal para não perder a viagem, pois eu mesmo, na primeira vez que fui, voltei sem ter visto nada”, recorda.

Rumo à 10ª expedição, empresário revela o fascínio pela natureza. Foto: Arquivo pessoalNeste mês, entre 14 e 23 de setembro, ele vai guiar um grupo de aproximadamente 14 pessoas para a Noruega. Os pacotes para dez dias ficam em torno de R$ 11 mil, incluindo passagens aéreas, estadia e duas refeições (café e almoço ou jantar). “Nessa época do ano, o frio não é tão intenso, a temperatura fica em torno de 3ºC. E é um turismo viável para todas as idades, tanto que boa parte do meu grupo é de senhoras com mais de 60 anos que sonham em observar o fenômeno”, explica.

Em novembro, Brotto irá integrar um grupo de 10 fotógrafos da aurora Boreal para acompanhar o fenômeno junto dos ursos polares. “Com essas imagens terei todo o material que estou reunindo para o meu livro de fotografias sobre a Aurora”, avisa. Além do livro, o empresário pretende levar todo o seu conhecimento e material coletado nas viagens para que as crianças nas escolas tenham acesso. “Algo tão maravilhoso como isso precisa ser compartilhado”, avalia.

Segundo ele, o segredo para conseguir conciliar os compromissos profissionais com as viagens está na disposição de querer se aventurar. “Se você procurar sair da zona de conforto, tudo é possível. Até quem não possui recursos para ir para a Noruega pode contemplar coisas maravilhosas, pois o céu e a beleza está em todo lugar”, ensina. Dentre os lugares próximos, ele recomenda Vila Velha, a Colônia Witmarsun e a Ilha do Mel.

Desde 2011, o curitibano já realizou nove viagens para visualizar a Aurora Boreal. Foto: Marco André LimaComente aqui.

– Até quanto você investiria numa viagem dessas?

– Que destino você escolheria para uma viagem de aventura?

– Você tem mais curiosidade sobre os fenômenos da natureza?

Confira as fotos.

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504